tgftr

579 palavras 3 páginas
Parnasianismo

O parnasianismo foi um movimento que veio da França, em oposição ao romantismo. Ele surgiu no século 19.
Características gerais

- Os autores do parnasianismo tem uma grande objetividade nos temas abordados, pois trata os temas se baseando na realidade, pouco se importando com a emoção.

- Valorização da estética, busca pela perfeição. Procurando rimas raras e a busca por palavras que não estão no nosso vocabulário coloquial, a busca pela palavra perfeita.

- Temas da mitologia gregas muito comuns no parnasianismo.

- Preferência do uso de sonetos, valorização da metrificação, o mesmo número de sílabas poéticas em cada verso.

Contexto histórico

Parnasianismo é um movimento de estética literária que revoltou contra os românticos, por conta do auto sentimentalismo. A poesia parnasiana voltada para perfeição estética. A primeira obra foi fanfarras (1882), de Teófilo Dias. Alguns críticos consideravam o parnasianismo como o realismo da poesia. No Brasil muitos acontecimentos históricos marcaram o parnasianismo como, por exemplo, a abolição da escravatura (1888) foi quando Olavo Bilac fez sua primeira obra, em 1889 houve a queda do regime imperial e a proclamação da república. Da passagem do século XIX para o XX, o Brasil passou a ter paz no meio político depois da agitação no início da república, e prosperidade econômica.

Olavo Bilac

Nasceu no Rio de janeiro, em 16 de dezembro de 1865, e faleceu em 28 de dezembro de 1918. Foi jornalista e poeta e um importante parnasiano, escreveu obras de plena importância para a literatura brasileira como:
Sagres (1889)
Poesias Infantis
Tarde (seu último livro – publicado postumamente em 1919)
Crônicas e Novelas (1894)
Critica e Fantasia (1904)
Ironia e Piedade (1916)
Conferências Literárias (1906)
O Tratado de metrificação (em colaboração com Guimarães Passos)
O dicionário de rimas (também em colaboração com Guimarães

Relacionados