TGE Resumo Mat ria Gabriela 2 SIGILOSO

5985 palavras 24 páginas
CIÊNCIA POLÍTICA

Estuda o comportamento e as relações humanas que gera CONSEQUÊNCIA JURÍDICA. O comportamento gera Consequência Jurídica quando o homem está convivendo em Sociedade com Poder e Democracia. E quando o poder, entendido como tomada de Decisão em Sociedade.

Estado indissociável da sociedade. Interpreta a relação Estado – poder – politica – democracia. O estudo do comportamento e das relações humanas pela ciência política leva em consideração três definições para o homem:

1º - HOMEM TELEOLÓGICO: só se relaciona em sociedade para atingir um determinado FIM. (ações e coisas com o fim de atingir e satisfazer suas necessidades)
2º - HOMEM SIMBÓLICO: ele só se relaciona em sociedade para atingir um determinado FIM com ou através de SÍMBOLOS, sendo o mais importante, a LINGUAGEM, pois é através dela, que no Estado Democrático de Direito se chega ao CONSENSO.
3º - HOMEM IDEOLÓGICO: ele só se relaciona em sociedade para atingir um determinado FIM com ou através de SÍMBOLOS (LINGUAGEM) porque temos CULTURAS, VALORES SEMELHANTES e se utiliza destes com a finalidade de racionalizar o próprio comportamento. (sentimento de pertencimento como forma de atingir consenso decisório)

O ESTADO é tão somente um espelho da Sociedade. No ESTADO, porém, existe um vínculo Jurídico, Na Sociedade um vínculo de Interesses Comuns.

ESTADO - É o PODER POLÍTICO organizado. Sendo o Poder Político a capacidade de PRODUZIR E APLICAR o Direito.

A Teoria Geral do Estado se insere na ciência política como seu conteúdo objeto da TGE (estudar o Estado, sua sistemática, estrutura e funcionamento, além de sua relação com o sistema jurídico> fonte de normatividade. Na TGE o importante é o Estado porque ele estrutura as relações entre os indivíduos. Ele impõe o liame (vínculo) jurídico > os direitos e deveres de cada um. A base TGE/CPOL: Estado Moderno ou Estado Constitucional iniciado após a Rev. De 1789 (Rev.

Relacionados