TGE Grupos de pressão

Páginas: 9 (2171 palavras) Publicado: 9 de agosto de 2013













Trabalho de Teoria Geral do Estado e Ciência Política
















Itabuna-Ba
Abril 2012
Trabalho de Teoria Geral do Estado e Ciência Política









Trabalho realizado pelo aluno do curso de Direito, 1º semestre Igor dos Santos Croce, apresentado à professora Valéria Ettinger para fins avaliativos da I unidade.Itabuna-Ba
Abril 2011
Grupos de pressão:

Os grupos de pressão são organizações da esfera intermediária entre o indivíduo e o Estado, nas quais um interesse se incorporou e se tornou politicamente relevante. Ou são grupos que procuram fazer com que as decisões dos poderes públicos sejam conformes com os interesses e as idéias de uma determinada categoria social. O querealmente define os grupos de pressão é a sua influência sob o poder político para obtenção de uma determinada medida de governo que lhe favoreça o interesse.

Atualmente, é enorme o acervo de estudos, monografias e investigações acerca dos grupos de pressão, estudados em todas as modalidades e técnicas de ação. A análise dos grupos abrange por igual à influência que podem exercer sobre asorganizações partidárias e o corpo de cidadãos durante as eleições, bem como sobre os ramos do poder estatal — executivo, legislativo e judiciário — cujas decisões trazem com freqüência a marca dessa participação invisível.

Dificilmente os grupos de pressão se enquadram numa classificação rígida. Os primeiros são virtualmente as organizações patronais e obreiras, as entidades rurais, bem como asassociações profissionais das chamadas classes liberais; já os segundos abrangem organizações filantrópicas aparentemente desinteressadas, a par de associações bastante politizadas ou com elevada dosagem ideológica, funcionando exteriores aos partidos políticos ou não raro vinculados a estes.

Porém, outros critérios eram necessários para classificação dos grupos de pressão, entre os quais, todatécnica de ação, dos métodos empregados pelos grupos para alcançar os resultados a que se propõem e daí então obter uma classificação menos impugnável. Os grupos de pressão não representam, porém, todos os interesses, nem ocupam tampouco todas as faixas da sociedade que demandam representação.

Os grupos querem a “decisão favorável” e não trepidam em empregar os meios mais variados para alcançaresse fim. Aperfeiçoaram uma técnica de ação que compreende desde a simples persuasão até a corrupção e, se necessário, a intimidação. A pressão deles recai principalmente sobre a opinião pública, os partidos, os órgãos legislativos, o governo e a imprensa. A pressão mais refinada é aquela que se faz mediante notas e editoriais, que o público supõe inspiradas no interesse da coletividade. Forma opúblico, portanto sua opinião segundo aquela pauta sutilmente imposta pelo grupo. Este acaba extraindo enfim do poder executiva uma decisão acomodada na aparência ao interesse geral e sem atritos com a opinião pública já domesticada.

Com os grupos de pressão acontece algo semelhante ao que se passou com os partidos políticos: objeto de desconfiança geral tanto dos juristas como dos estadistasque relutam ainda em admitir a nova realidade ou reconhecer a presença irreversível dessas formações.

Em 1946, o “Federal Regulation of Lobbying Act”, aprovado pelo Congresso dos Estados Unidos, disciplinou pela vez primeira a atividade dos grupos de pressão que desde muito atuavam junto do poder legislativo, debaixo das seguintes denominações: lobby, ou seja, o grupo organizado, lobbying, ométodo de ação que eles empregam e lobbyisten as pessoas que se entregam a esse gênero de atuação política. A lei reconheceu legítimo o trabalho dos grupos de interesses e do mesmo passo trouxe uma série de disposições restritivas, obrigando todos os lobbyisten a se registrarem na Câmara dos Representantes e na Secretaria do Senado, a revelarem a origem das somas empregadas no exercício de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Grupo de pressão
  • Grupos de pressão
  • Grupos de Pressão
  • Grupos de Pressão
  • GRUPOS DE PRESSÃO
  • grupos de pressao
  • Pressão de grupo
  • Teoria dos Grupos e Grupos de Pressão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!