TGD – TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO

614 palavras 3 páginas
Treinamento e capacitação Millena Lima Donatto

Resumo A questão do treinamento dentro da empresa é fundamental para o seu bom rendimento. Sabendo disso, as empresas reconhecem essa importância e estão investindo cada dia mais na capacitação de seus funcionários, para que a produtividade aumente, e conseqüentemente seus lucros. Com os avanços da tecnologia e a alta concorrência no mercado de trabalho, os funcionários devem estar sempre atualizados para desempenhar da melhor maneira possível as tarefas pelas quais foram contratados. Isso os estimula a buscarem aperfeiçoamento dentro da empresa, devido a grande concorrência entre as organizações, os funcionários devem estar sempre atualizados e bem preparados para não perdem sua vaga para alguém mais capacitado. A partir desta perspectiva, podemos pensar a respeito da importância do papel do psicólogo organizacional neste processo. Quando se fala em treinamento, é preciso levar em consideração as necessidades da organização naquele momento. Quem treinar? Quando treinar? Como treinar? Quais as melhores técnicas a serem usadas? Quem treinará? Em que treinar? Questões essas que só poderão ser respondidas por alguém especializado na área, que conhece bem a organização, seus objetivos e dificuldades.
Segundo Chiavenato (2000):

Treinamento é a experiência aprendida que produz uma mudança relativamente permanente em um individuo e que melhora sua capacidade de um cargo. O treinamento pode desenvolver uma mudança de habilidades, conhecimento, atitudes ou comportamento. Isto significa mudar aquilo que os empregados conhecem como eles trabalham suas atitudes frentes ao seu trabalho ou suas interações com os colegas ou supervisor. (CHIAVENATO, 2000, p. 295).

Este é um recurso que faz parte da renovação da empresa, gerando aprendizado contínuo e tornando-se inevitável no quadro de estratégias da organização. Para manter um nível elevado, são necessários profissionais com o devido preparo, que consigam

Relacionados