Tgcc Jovem Aprendiz

279 palavras 2 páginas
RESUMO
Este trabalho de conclusão de curso vem responder as mais variadas dúvidas sobre a Lei do Aprendiz dentro das empresas, bem como mostrar que os adolescentes estão tendo mais oportunidades, possibilitando que no futuro tenham uma boa qualificação profissional.
De acordo com a Lei do Aprendiz, o contratante tem suas obrigações também já começando com a lei que exige este ter um quadro de 5 a 15% de aprendizes de acordo com a quantidade de empregados contratados e funcionários aprendizes com deficiência. Existem alguns limites para que os jovens adolescentes que estão ingressando no mercado de trabalho possam estar exercendo como: não é permitido adolescente trabalhar em período noturno, é proibido discriminar o salário em razão da idade, proibido exercer um trabalho considerado perigoso, entre outros.
Além dos limites acima que o aprendiz não pode estar exercendo há também os deveres que o aprendiz deve cumprir dentro da empresa como: devera estar frequentando a escola, devera estar matriculado em um programa de aprendizagem sob a orientação de uma entidade qualificada em formação técnico-profissional como SENAI, SENAC e SESCOOP.
O tema do trabalho também mostra todos os mecanismos utilizados para a formação dos jovens ao longo do curso, atividades teóricas e práticas sob orientação qualificada para um bom aprendizado. O aprendiz também se compromete a ter disciplina nas atividades executadas.
A lei também garante benefícios a estes jovens como salário mínimo-hora, 13º salário, férias, Anotação na Carteira de Trabalho, Previdência Social e todos os direitos trabalhistas e previdenciários garantidos.

Palavras chaves: Jovem Aprendiz, aprendizagem e mercado de trabalho.

Relacionados