TGA - Trabalho Responsabilidade Social Cooporativa

1702 palavras 7 páginas
RESUMO

A responsabilidade social corporativa tornou-se um tema recorrente no âmbito das organizações ao longo da última década. Esse movimento se caracteriza fundamentalmente por uma proposta de retomada das questões éticas tanto no âmbito interno das organizações como no seu relacionamento com o público externo.

As organizações, a partir de uma postura dita socialmente responsável, vêm empreendendo ações sociais que vão desde a tradicional filantropia até parcerias com o terceiro setor, e incluem programas de voluntariado empresarial e de proteção ao meio-ambiente.

Porém Tem-se observado, todavia, que por trás do discurso cobertura, que deixa transparecer apenas as boas intenções e as motivações socialmente admissíveis para esse novo paradigma organizacional, existem outras razões que levam as organizações a aderirem ao movimento pelo social, razões essas que nem sempre são assumidas publicamente e, em sua maioria, não são questionadas pelo mundo acadêmico. Pode-se, ainda, apontar para contradições existentes entre o que as organizações pregam sobre as ações ditas sociais e as práticas organizacionais.

Considerando-se que a responsabilidade social corporativa se assenta sobre três pilares fundamentais, quais sejam, a ética empresarial, a preservação dos recursos naturais e o respeito aos trabalhadores.

O CAPITAL E A ÉTICA, OS RECURSOS NATURAIS E OS “RECURSOS”HUMANOS

Cada indivíduos reproduzem sua existência por meio de funções primárias de mediações que se estabelecem entre eles e no intercâmbio e interação com a natureza, dadas “pela ontologia singularmente humana do trabalho ” (ANTUNES, 2002, p. 20). A funcionalidade das mediações de primeira ordem, entretanto, foi afetada pelo advento das mediações de segunda ordem do capital, que passou a conduzir as primeiras, em uma inversão da lógica societal.

Nesse sistema, o capital2, desprovido de uma orientação humanamente significativa, assume uma lógica na qual o

Relacionados