TGA -Teoria geral da administração

Páginas: 22 (5267 palavras) Publicado: 16 de agosto de 2014





CURSO: ENGENHARIA CIVIL
PROF.: MSc. ANTONIO TADEU
DISCIPLINA: TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO- 2º SEM – 2014


RESUMO: CAPÍTULO 1 – ORGANIZAÇÕES E ADMINISTRAÇÃO

Livro: Introdução à Administração
Autor: Antonio Cesar Amaru Maximiano
Textos complementares dos livros:
Livro: Teoria geral da administração
Autor:Francisco Lacombe

1-) Conceitos Básicos: Organizações

Tudo o que acontece por meio de organizações; são as organizações que executam, de uma forma ou de outra, quase todas as atividades na sociedade moderna. As organizações complexas constituem um dos elementos mais importantes nas sociedades atuais. As pessoas nascem em hospitais, são educadas em escolas, trabalham em uma ou outraorganização e, de acordo com sua participação em atividades político-religiosas, com frequência, ocupam lugares em organizações. Em resumo, os membros das sociedades modernas tiram grande parte de sua satisfação material, social e cultural de organizações. O caminho para a compreensão do homem moderno e da sociedade em que vive conduz, portanto, ao estudo das organizações. As organizações obtêm, emmédia, desempenho tão superior aos indivíduos, que fica, quase sempre, difícil uma pessoa competir sozinha com aquilo que está sendo executado por uma organização.

Denominamos Organização um grupo de pessoas que se constitui formalmente para atingir objetivos comuns. Incluem-se nesta definição empresas, universidades, hospitais, escolas, creches, associações culturais, partidospolíticos, sindicatos, clubes, condomínios, cooperativas, famílias, organizações não-governamentais, associações de classes profissionais, corporações militares, associações de moradores de bairro etc. Portanto, quase tudo é feito pelas organizações. Assim, desde tempos pré-históricos existem organizações.

1.1 A Organização Mais Simples Possível

A partir do momento em que os membros deum grupo aceitam uma liderança, está caracterizada a existência de uma organização, em que as pessoas aceitam a ascendência de um líder para julgar ou compor as diferenças entre os membros de um mesmo grupo e todos, por assim dizer, obedecem a esse líder. Essa organização se caracteriza, portanto, pela existência de um líder; os demais membros do grupo “se reportam”, ou seguem esse líder.Trata-se da forma mais simples possível de organização. Ela existe nas tribos mais primitivas da Pré-história e mesmo em outras espécies animais. Uma vez formada a organização, ela adquire vida própria e tem que ser administrada.

Assim temos, a forma mais primitiva de organização que é chamada Organização Radial, devido a forma de como é representada.

A forma Radial não é amais usual para a representação gráfica de uma organização, mas o resultado prático será idêntico, se fizermos a representação da forma Usual, a qual exprime a organização simples.

Já na época dos povos primitivos, existiam organizações um pouco mais complexas do que as da forma Radial e Usual, e que conforme prova documental, existia a organização com o Nível Intermediárioentre o Líder e seus Seguidores há, pelo menos, quatro mil anos.

1.2 Definição de Organização

Organização é a forma que assume toda associação humana para atingir um objetivo comum. “Edgar Schein” define organização como a coordenação racional das atividades de certo número de pessoas, que desejam alcançar um objetivo comum e explícito, mediante a divisão das funções e dotrabalho e por meio da hierarquização da autoridade e da responsabilidade.

Organização é um sistema de atividades ou forças, de duas ou mais pessoas, conscientemente coordenadas” (“Chester Barnard”). Desse modo, segundo essa definição o “autor” considera três elementos essenciais da organização que são:
- A comunicação entre os indivíduos;
_ a motivação para contribuir e o
_ propósito...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TGA
  • Tga
  • tga- teoria geral da administracao
  • Tga teoria geral da administracao
  • Teoria geral da administração (tga)
  • Teoria geral da administração
  • Tga – teoria geral da administração
  • tga teoria geral da administracao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!