Tga iso ( o world, corrige automaticamente o 'iso' para 'isso"

4907 palavras 20 páginas
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO – UNINOVE

ISO

Trabalho apresentado a Universidade Nove de Julho – UNINOVE, como exigência da disciplina Teoria Geral de Administração.

Professor: Laurent

Segundo ao livro gestão de qualidade ISO 9001:2008

A EVOLUÇAO DO CONCEITO E DA PRATICA DE GESTAO DE QUALIDADE

O sistema da qualidade do ISSO 9001:2008 fundamenta-se nos princípios de gestão de qualidade, resultando na evolução do conceito e da pratica da qualidade nas ultimas décadas e das contribuições dos gurus da qualidade. Assim este capitulo apresenta um breve histórico da evolução do conceito e da pratica da qualidade que resultou no advento da gestão pela qualidade total, e finaliza com um breve histórico das normas da serie ISSO 9000.

O Conceito da Qualidade

O conceito da qualidade se evoluiu ao longo do século xx passando por quarto estágios marcantes a inspeção do produto, o controle do processo, os sistemas de garantia da qualidade e a gestão de qualidade total (ou TQM- total quality management) e os sistemas da gestão da qualidade total série ISSO 9000 são resultados importantes dessa evolução, que tem sido largamente adotado por inúmeras organizações no Brasil e no exterior, como parte da estratégia das empresas para ganhar ou aumentar a competitividade.

O conceito de qualidade também evoluiu ao longo das décadas. Até o inicio dos anos 50, a qualidade do produto era entendida como sinônimo de perfeição técnica. Ou seja, resultado de um projeto e fabricação que conferiam perfeição técnica do produto. A partir da década de 50, com a divulgação do trabalho de Joseph Juan (1990), Deming (1990) e Feigenbaun (1991), percebeu-se que qualidade deveria estar associada não apenas ao grau de perfeição técnica, mas também ao grau de adequação aos requisitos do cliente. Qualidade então passou a ser

Relacionados

  • photoshop_reference
    405298 palavras | 1622 páginas
  • Corel-PHOTO-PAINT-X7
    168225 palavras | 673 páginas
  • CorelDRAW X7
    236871 palavras | 948 páginas
  • Informatica
    230927 palavras | 924 páginas