Tga - entrevista com yoani sanchez

1414 palavras 6 páginas
Entrevista com Yoani Sánchez: ‘Tentam me calar porque divulgo a Cuba real’ — em que, para sobreviver, as pessoas precisam roubar do Estado para vender no mercado negro.

26/02/2013 às 11:00 \ Vasto Mundo

http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/tag/yoani-sanchez/

A blogueira cubana Yoani Sánchez descreve um sistema de saúde à beira do colapso e uma economia na qual, para sobreviver, é preciso roubar do Estado
Branca Nunes e Duda Teixeira
“Solidariedade, pluralidade e, principalmente, o desejo de voltar”. Apesar das manifestações hostis de um grupo de simpatizantes da ditadura dos irmãos Castro que enfrentou na passagem pelo Brasil, a frase resume a lembrança que Yoani Sánchez levará do país.
O recado aos baderneiros ligados a partidos de esquerda é igualmente conciso: ela sugere que morem em Cuba para conhecer a “realidade de um mercado racionado, dualidade monetária, falta de liberdade e impossibilidade de se manifestar na rua”.
Com os intermináveis cabelos castanhos presos num rabo de cavalo, saboreando uma pastilha para aliviar a rouquidão e com a expressão serena de quem efetivamente acredita no que diz, a jornalista cubana relatou nesta sexta-feira à reportagem de VEJA um pouco do cotidiano dos moradores da ilha no Caribe. Leia trechos da entrevista.
Como a senhora viu as manifestações hostis dos últimos dias?
Por um lado me sinto feliz por estar num país onde existe liberdade democrática e pluralidade.
O problema é quando essas manifestações impedem e boicotam algo tão pacífico quanto a apresentação de um documentário ou uma sessão de autógrafos. Acho contraditório usar um espaço democrático para impedir que alguém se expresse livremente.
A senhora ficou amedrontada?
Não, porque conheço esses métodos do meu país: a coação e a difamação. Infelizmente, nos últimos anos vivi situações semelhantes em Havana e outras cidades.
Eles conhecem a realidade cubana?
Lamentavelmente, a maioria não conhece meu país, minha história

Relacionados