TGA departametalização

2560 palavras 11 páginas
01

Conceito de Departamentalização
A especialização da organização pode acontecer de duas maneiras: vertical e horizontal
 Vertical - ocorre quando se verifica a necessidade de aumentar a qualidade da supervisão ou chefia acrescentando mais níveis hierárquicos na estrutura. A especialização vertical se faz à custa de aumento de níveis hierárquicos. É um desdobramento da autoridade e por isso denominada processo escalar, pois refere-se ao crescimento da cadeia de comando.
 Especialização horizontal- ocorre quando se verifica a necessidade de aumentar a perícia, a eficiência e a melhor qualidade do trabalho em si. Corresponde a uma especialização de atividade e de conhecimento. A especialização horizontal se faz à custa de um maior número de órgãos especializados, no mesmo nível hierárquico, cada qual em sua tarefa. A especialização horizontal é também denominada processo funcional e caracteriza-se sempre pelo crescimento horizontal do organograma. É mais conhecida pelo nome de departamentalização.

Departamentalização como característica organizacional
A departamentalização é uma característica típica das grandes organizações. Ela é diretamente relacionada com o tamanho da organização e com a complexidade das operações. Quando a organização torna-se grande, todas as atividades não podem ser supervisionadas diretamente pelo proprietário ou diretor, mas por meio de vários executivos responsáveis pelas diferentes fases da atividade ou pelos diferentes aspectos dessa atividade.

02

Tipos de Departamentalização
A departamentalização é um meio para obter homogeneidade de tarefas em cada órgão. Para Gulick, a homogeneização é possível quando se reúne na mesma unidade, todos aqueles que estão executando “o mesmo trabalho, pelo mesmo processo, para a mesma clientela, no mesmo lugar(…)”. Os principais tipos de departamentalização são:
1. Por funções
2. Por produtos ou serviços
3. Por clientes.
4. Por fases do processo (ou pensamento).
5.

Relacionados