TGA Cultura organizacional

Páginas: 7 (1690 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Introdução

Em seu livro ROBBINS, Stephen P., relata que a cultura organizacional de uma empresa basicamente é uma percepção comum compartilhada pelos membros de uma organização, um sistema de valores com aspectos compartilhados pelos seus membros. Esse sistema é um conjunto de características-chave que a organização valoriza.
Segundo ele, existem sete características que, em seu conjunto,capturam a essência da cultura de uma organização.

O que é cultura organizacional – Definição- Conceito

Um líder utiliza o poder como meio para atingir os objetivos, porem o poder não requer a compatibilidade de objetivos para existir, só necessita de uma situação de dependência entre as partes envolvidas. A cultura organizacional de uma empresa basicamente é uma percepção comum compartilhadapelos membros de uma organização, um sistema de valores com aspectos compartilhados pelos seus membros. Esse sistema é um conjunto de características-chave que a organização valoriza.
Existem sete características que, em seu conjunto capturam a essência da cultura de uma organização. A avaliação da organização em termos dessas características revela, portanto, uma ilustração complexa da culturaorganizacional. Essa cultura organizacional se refere à maneira pela qual os funcionários percebem as características da cultura da empresa, e não ao fato de gostarem delas.
Analisando estas características, pode-se observar que na cultura organizacional a satisfação com o trabalho procura medir a resposta afetiva ao ambiente de trabalho. Segundo o autor, refere-se a maneira como os funcionáriosse sentem em relação as expectativas da organização, as praticas de recompensas e a outros aspectos.

As organizações possuem culturas uniformes? Culturas Fortes- Fracas- Formalização- Nacional

O reconhecimento de que a cultura organizacional possui propriedades comuns não significa, contudo, que não pode haver subculturas dentro da empresa.
Subculturas: tendem a ser desenvolvidas nas grandesorganizações para refletir problemas, situação ou experiências comuns a alguns de seus membros. Essas subculturas podem ser definidas por designações de departamentos e separação geográfica.
Se as organizações não tivessem uma cultura dominante e fossem compostas apenas de diversas subculturas, o valor da cultura organizacional como variável independente seria sensivelmente reduzido, pois nãohaveria uma interpretação uniforme do que representam os comportamentos apropriados e o não apropriados.
O aspecto do valor compartilhado da cultura organizacional se torna um instrumento poderoso para orientar e modelar o comportamento. É isso que nos permite dizer que, por exemplo, a cultura da Microsoft valoriza a agressividade e a assunção de riscos, e então utilizar essa informação para melhorentender o comportamento dos executivos e de seus funcionários.
Porém um importante aspecto que não se deve ignorar, é que muitas organizações possuem subculturas capazes de influenciar o comportamento de seus membros.

O que a cultura faz/ o que fazem as culturas? Funções- Passivo- Mudanças- Diversidades- Barreiras

A preocupação com o gerenciamento da cultura externada pela maioria dosprofissionais e acadêmicos da área da administração, revela o pragmatismo presente nesse ramo do conhecimento.
Ao final de suas pesquisas, eles não se limitam a compreender e interpretar a realidade sugerem formas de intervenção, dizem o que deve ser feito, ou seja, apreensivos com a aplicabilidade de suas descobertas, procuram encontrar mecanismos capazes de modificar a cultura das organizações.Porém se por um lado os administradores mostram-se pragmáticos, de outro, pode-se imaginar a existência de inúmeros estudos sobre a cultura organizacional, com um enfoque da cultura pela cultura, realizado por estudos na área da antropologia.
Seguindo o raciocínio, os pesquisadores da área de antropologia parecem pouco interessados as investigações que envolvem organizações, uma vez que, existe...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cultura organizacional
  • Cultura Organizacional TGA
  • Cultura organizacional
  • Cultura organizacional
  • cultura organizacional
  • Cultura organizacional
  • Cultura organizacional
  • Cultura organizacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!