TGA Chiaventao

2005 palavras 9 páginas
A Administração Cientifica foi criada no começo do século passado pelo engenheiro americano Frederick W. Taylor, e sua preocupação inicial foram o desperdício e as perdas sofridas pela indústria, e aumentar a produção por meios de métodos e técnicas da engenharia industrial. Podemos separar a construção da teoria de Taylor em períodos; no primeiro, racionalizou o trabalho do operário por meio do Estudo de Tempos e Movimentos. Ele verificou que alguns operários produziam mais que os outros com a mesma condição, e que estes se acomodavam, pois a remuneração era a mesma, assim criando condições de pagar mais a quem produzir mais. E no segundo concluiu que a racionalização do trabalho operário deveria ser acompanhada de uma estruturação geral. A partir daí desenvolveu seus estudos sobre Administração Geral, a qual denominou Administração Científica sem se esquecer da tarefa do operário.
Para Taylor a organização e a Administração devem ser estudadas e tratadas cientificamente e não espiritualmente. Os elementos para a administração cientifica são: padronização de máquinas e ferramentas, métodos e rotinas para execução de tarefas e prêmios de produção para incentivar a produtividade. O principal objetivo da administração e assegurar o máximo de prosperidade ao patrão e automaticamente o máximo de prosperidade ao empregado, assim tendo uma troca de interesses entre os dois.
Organização Racional do Trabalho
É a substituição de métodos empíricos e rudimentares por métodos científicos que se fundamentam nos seguintes aspectos:
Análise do trabalho e de estudo de tempos e movimentos.
A divisão e subdivisão de todos os movimentos necessários para a execução de cada operação, assim sendo mais econômico.
Estudo da fadiga humana.
Gilbreth verificou que a fadiga predispõe o operário a diminuição de produtividade e qualidade de trabalho. Assim a Administração Científica pretendia racionalizar os movimentos eliminando os que produzem fadiga.
Divisão do trabalho e

Relacionados

  • tcc rs
    12327 palavras | 50 páginas
  • TGA - Resumo Primeiro Semestre
    10188 palavras | 41 páginas
  • Icms
    80649 palavras | 323 páginas