tg5g5g

761 palavras 4 páginas
bhbhbbh hhhbhhb bhhb hhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh- hhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh- hhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh- hhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh hythtyhty h ty h ty hty h ty h yt h t h hg yhyhyhyhyhyth yh ty h h tyh th tht h th t h t h ght5 grf ff4f 4 fg4gf ggg g 5g 5 g 5 g5g 5g

5 g5 g
5
g
56g
5 g 5 g5 g
5
gvrgvtrvv
5g

g5g5g55g5g56g56g56

FICHAMENTO DE LEITURA

REFERÊNCIA: FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
CAPÍTULO
CITAÇÕES COMENTÁRIOS PESSOAIS

Não há docência sem discência.

Páginas 21 a 41 “[...] É preciso, sobretudo, e aí já vai um destes saberes indispensáveis, que o formando, desde o princípio mesmo de sua experiência formadora, assumindo-se como sujeito também da produção do saber, se convença definitivamente de que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção.” P. 22.

Percebe-se que o professor em sua experiência não pode apenas transferir o conhecimento pronto e acabado, pois de nada adiantara ao aluno receber apenas conteúdos se o seu professor não souber relaciona-los com a realidade. O aprendizado da disciplina de História deve ter significado na vida do educando. “[...] Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender [...]”. P. 23.

Acredita-se que o professor ao ensinar o seu aluno também aprende.

“ acredita-se que o confinamento ao invés de ajudar acaba por deformar o interno, pois todos os aspectos da sua vida é sufocado, por uma proteção social frágil, que acaba por revoltar quem vivia ali, pois sabem que ao serem inseridos na sociedade vão voltar para toda a miséria da onde foram retirados pois sua exclusão social proceguirá. “Durante o século XX, em nome da preservação da ordem social, da educação estatal obrigatória, da

Relacionados