TG Completo 1 Bimestre Operadores Argumentativos

345 palavras 2 páginas
TRABALHO EM GRUPO – TG

Aluno(s):
Alex dos Santos Silva

RA 1503100

Maria Clara Costa de Freitas

RA 1507241

Mateus Ferreira Guedes

RA 1502222

POLO
Unip Tucuruvi - SP

2015

Trabalho em Grupo (TG)
Curso: Historia 1º bimestre
Pergunta: Os “operadores argumentativos” são centrais na formação do discurso; eles assumem diferentes funções, conforme o enunciado onde são utilizados.
Defina, com suas próprias palavras, o que são os “operadores argumentativos” e ilustre seus diferentes usos com exemplos.
Operadores argumentativos são elementos que reforçam os enunciados de forma clara, dando uma direção a argumentação no texto, defendendo a idéia do autor.
Os operadores argumentativos introduzem vários tipos de argumentos, temos como exemplo os seguintes operadores:
Operadores argumentativos que somam para a mesma conclusão: e, também, ainda, nem, não só...mas também, tanto...como, além de, a par de...aliás. Ex.: Paulo é o melhor funcionário da empresa: além de ter boa formação em Administração, tem experiência no setor que trabalha, e também tem disponibilidade de horário.
Operadores argumentativos que introduzem conclusão relativa de argumentos apresentados em enunciados anteriores. Portanto, logo, por conseguinte, pois, em decorrência, consequentemente... Ex.: O custo de vida continua subindo muito, as condições de segurança e saúde do povo são péssimas, e a educação vai de mal a pior, portanto o Brasil vai de mal a pior.
Operadores argumentativos que indicam comparação entre elementos, com vistas a uma dada conclusão. Mais que, menos que, tão... como etc. Ex.: Leonardo propõe: Vamos comer a comida da Karen. Anderson responde: - A comida da Michele é tão boa quanto a da Karen.
Operadores argumentativos que indicam conclusões diferentes ou opostas: ou, ou então, quer...quer, seja...seja etc. Ex.: Estou feliz porque fiz uma boa prova. Fiz por você. Operadores argumentativos que indicam o argumento mais forte do enunciado: até, mesmo, até mesmo, inclusive, pelo menos,

Relacionados

  • Hermeneutica
    20752 palavras | 84 páginas