tftyfyt

918 palavras 4 páginas
DISCIPLINA: CULTURA DO RN
PROF.: RODRIGO TORRES DE MORAIS
TURMA: 6ª ANO A, B e C
TEMA: INVASÃO HOLANDESA (1633 - 1654)

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________
Durante a União Ibérica, a Espanha entrou em conflito com a Holanda, e o rei Felipe II, proibiu o comércio espanhol com os holandeses. Assim, os comerciantes flamengos (Holandeses) perderam o lucrativo comercio de açúcar brasileiro. A resposta encontrada pelos holandeses foi a criação da Companhia das Índias Ocidentais, como também a invasão dos Brasil.
A primeira tentativa ocorreu em 1624 na Bahia, os batavos (holandeses) não tiverem o resultado alcançado, pois a cidade de Salvador estava bem protegida por soldados bem treinados e armados. A segunda invasão ocorreu em Pernambuco em 1630, este novo local foi escolhido devido ser justamente a capitania grande centro produtor de açúcar do Brasil. A região ao ser finalmente ocupada pelos flamengos receberia o nome de Nova Holanda. Assim eles poderiam garantir seu comercio de açúcar na Europa e ter o retorno de seus investimentos.
Para garantir o domínio da região, os holandeses precisavam de pontos estratégicos que impedissem um contra-ataque luso-espanhol (português e espanhol). Por isso da invasão da capitania do Rio Grande, e sua fortaleza dos Reis Magos; o outro motivo seria a grande produção da carne bovina na região, usada para abastecer as tropas holandeses em Pernambuco.
A expedição que conquistou o RN, saiu de recife em dezembro de 1633, com 11 navios e
800 soldados. Câmara Cascudo afirmou que o desembarque ocorreu na praia de Ponta Negra no fim do mesmo ano. Os soldados foram a pé em direção a Fortaleza e os navios ao rio Potengi, fechando

o cerco na região. O Capitão-mor Pero Mendes Gouveia, após um intenso bombardeio rendeu-se, passando o comendo da região aos holandeses.
Os holandeses deram o nome de Fortaleza de

Relacionados