TFG - Light Steel Frame

1638 palavras 7 páginas
1. INTRODUÇÃO

Diante do crescimento populacional e com a maior demanda habitacional imobiliária brasileira, junto a falta de mão de obra de pedreiros/serventes e etc, a indústria da construção civil iniciou a tropicalização dos projetos habitacionais para métodos construtivos racionalizados.
O Ligh Steel Frame (LSF) é um sistema construtivo pré-engenheirado que utiliza o aço galvanizado e/ou aço galvalume em sua estrutura principal. Desenvolvido e utilizado principalmente nos países desenvolvidos como Estados Unidos, Canadá, Japão e países da Europa, o LSF vem ganhando cada vez mais espaço no mercado brasileiro, inicialmente utilizado em construções comerciais e agora nas construções residenciais.
O aço utilizado nas construções LSF é um material ecologicamente correto, eficiente e de soluções tecnológicas inteligentes. Unindo tecnologia, eficiência e contribuindo com o meio ambiente, o aço vem surgindo como uma grande alternativa, permitindo aos construtores que diminuam o desperdício e aumentem a produtividade.

2. HISTÓRIA DO LIGHT STEEL FRAME

O Light Steel Framing, estrutura de aço leve, surgiu nos Estados Unidos, no final do século XIX, quando as siderúrgicas começaram a disponibilizar aços de espessuras menores e com maior resistência a corrosão, e se intensificou após a passagem do furacão Andrew, quando as estruturas de madeira “Wood Framing” foram substituídas pelas estruturas de aço.

No Brasil, o Steel Framing começou a surgir por volta de 1998, e hoje é um dos métodos de construção seca mais utilizada no país. Utiliza perfis de aço galvanizado combinados com painéis cimentícios, placas de gesso acartonado, entre outros materiais. É um método rápido, seguro e dinâmico, resistente ao fogo e com excelente desempenho térmico e acústico pois suas paredes possuem capacidade estrutural e possibilita também a construção de lajes secas.

Figura 1 – Fotos Históricas Steel Frame Fonte: Manual de Arquitetura -

Relacionados

  • TFG Light Steel Frame
    11330 palavras | 46 páginas
  • TP1 SEMINARIO TFGs
    349 palavras | 2 páginas
  • Parque Central De Águas Claras
    14848 palavras | 60 páginas
  • EDIFICAÇÕES SUSENTÁVEIS
    3007 palavras | 13 páginas