Textualidade

Páginas: 2 (313 palavras) Publicado: 2 de dezembro de 2014
Textualidade

É o conjunto de características que conduzem à elaboração de um texto, e não apenas a sequência frasal sem a devida unidade. Para isso, é necessário que haja coesão, coerência, quese relaciona com o material conceitual e lingüístico, além de outros fatores como a intenção do emissor, a aceitabilidade por parte do destinatário, a situação e a intertextualidade.
A coerência é oelemento indispensável à compreensão do discurso. Mas é necessário que o destinatário esteja em condições de receber a mensagem.
A coesão se manifesta através dos mecanismos gramaticais e lexicais(vocabulário). Gramaticalmente, são importantes: os pronomes, os artigos, a concordância verbal e nominal, os conectivos, a correspondência entre os tempos verbais.

Redigir um texto é para muitosuma tarefa difícil. Inúmeros contratempos começam a surgir, e um deles é a insuficiência de conteúdo. As ideias não fluem, e mesmo quando surgem há uma certa dificuldade em organizá-las. Tal atitudemuitas vezes corrobora para um sentimento de frustração e incapacidade por parte do emissor.

O fato é que a escrita é algo que requer habilidade, determinação, paciência e aperfeiçoamento constante.Habilidades estas que gradativamente vão sendo conquistadas de acordo com o hábito da leitura, com a constante busca por informações, no intuito de ampliarmos nossa visão de mundo, e com a convivênciadiária enquanto seres eminentemente sociais.

Fundamentalmente, é preciso que haja clareza quanto à mensagem que ora se deseja transmitir. E para tal, faz-se necessário planejar, selecionandocuidadosamente as palavras, articulando bem as ideias de modo a distribuí-las em períodos curtos, adequando-as à modalidade textual, pautando-se pela intencionalidade comunicativa.

Na medida em quevamos expressando nossos pensamentos, não nos atemos para uma constante revisão, pois isto pode corromper nossa linha de raciocínio. Entretanto, uma releitura é capaz de detectar possíveis falhas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Textualidade
  • Textualidade
  • Textualidade
  • Textualidade
  • Textualidades
  • Textualidade
  • Textualidade
  • textualidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!