TextoSuplementar CARNExPRODUCAOEMMASSA

864 palavras 4 páginas
Centro Universitário UNA
Texto Suplementar
DISCIPLINA:
Administração da Produção e Operações

CARNE x PRODUÇÃO EM MASSA
O que o consumo da carne tem a ver com as linhas de montagem de produção em massa? As linhas de montagem foram uma idéia de Henry Ford. Elas permitiram a produção em massa de automóveis e logo foram copiadas para outras indústrias, tanto de bens como de serviços. A difusão do conceito das linhas de montagem permitiu a existência da sociedade de consumo em massa como a conhecemos hoje.
O que pouco se comenta é o fato de que Henry Ford teve a idéia da linha de montagem ao visitar uma espécie de linha de "desmontagem". Explicando melhor: segundo consta em sua autobiografia "My Life and Work" (1922), Henry Ford teve essa idéia ao visitar um matadouro em Chicago.
As linhas de desmontagem dos matadouros e frigoríficos foram inventadas por Gustavus Swift e Philip Armour, de acordo com o livro "Work and Community in the Jungle: Chicago's Packinghouse Workers 1894-1922". Swift e Armour foram os verdadeiros pioneiros da produção em massa.
Nesses frigoríficos, os animais eram suspensos de cabeça para baixo por uma corrente que corria presa a uma calha, passando de um funcionário para o outro. Cada funcionário executava uma tarefa específica no desmembramento da carcaça (atordoamento, corte da cabeça, sangramento, escaldamento, retirada do couro, corte dos membros, remoção das vísceras, lavagem, serração etc.).
Ford percebeu a eficiência deste procedimento e reverteu o processo de desmontagem (fragmentação de um animal), criando a linha de produção móvel. Por meio dela, uma carcaça de automóvel passaria de funcionário a funcionário, sendo uma ou mais peças integradas em cada etapa, até se obter o produto final.
O que talvez não tenha ocorrido ao Ford, ou quem sabe ele simplesmente não deu muita importância ao fato, é que, ao passo que os animais eram desmontados, por meio daquele processo, o mesmo acontecia com o ser humano que dele participava. Uma das

Relacionados