Textos sobre Envelhecimento

Páginas: 5 (1054 palavras) Publicado: 28 de maio de 2014
Textos sobre Envelhecimento



Resumo
Segundo pesquisas, em 2025 o Brasil terá aproximadamente 30 milhões de idosos, isso significa 15% da população, isso é resultado da taxa de feculdidade, em especial apartir das décadas de 70 e 80 e uma diminuição das taxas de mortalida.A inteção desse texto é demonstrar as referidas mudanças demográficas, bem como os aspectos sócio-econômicos dosidosos, sistema de proteção brasileiro para essa faixa etária, além de traçar uma reflexão sobre os desafios e as perspectivas concernentes à temática no contexto de medidas, programas e leis até então colocadas e/ou propostas para os idosos
PALAVRAS-CHAVE: transição demografica; envelhecimento da população; política de saúde; idoso; condições de vida.
Introdução
“Quando quis tirar a máscara,estava pregada à cara. Quando a tirei
e me vi ao espelho, já tinha envelhecido.”
Fernando Pessoa

A frase acima transmite a idéia de que, temos presenciado em muitos países, em especial no Brasil, um envelhecimento rápido e contínuo de nossa população.
Diferententemente do que ocorreu na Europa e America do Norte, onde o envelhecimento ocorreu de forma gradativa, no Brasil esse processo tem semostrado de forma extremamente acelerada. Isso tem ocorrido aqui, sobretudo, pela diminuição das taxas de mortalidade infantil e a redução do índice de fecundidade, mas podemos acrescentar a esses farores, os aspectos sócio-econômicos e culturais de um povo.
População Idosa no Brasil: Crescimento e Projeções
É importante considerarmos, para fim de análise, a importancia da definição da idade doidoso, não somente a cronológica, mas temos que levar em consideração a biológica, social e psicológica que não necessáriamente coincidem com a cronológica.
No Braisil é adotado o entendimento da OMC ( Organização Mundial da Saúde ) para a definição da idade cronológica, que, segundo ela, ocorre a partir dos 60 anos, mas este é um fator relativo, levando em concideração que o envelhecimentoocorre de forma diferenciada dependendo também de outros fatos, em especial o econômico. é bem perceptíl que, em geral, o idoso de 60 anos e de baixa classe social, é fisicamente bem diferente do idoso de 60 anos e de uma classe social.
A idade psicológica relaciona-se às modificações cognitivas e afetivas transcorridas ao longo do tempo. Desse modo, não se pode deixar de assinalar a existência dogrande potencial latente para o rendimento intelectual na velhice.
Determinados papéis sociais podem entrar em conflito com aspectos arbitrários da idade cronológica. Este conflito entre as idades social, psicológica e cronológica constitui uma forma de dissonância, sobretudo quanto se faz referência ao item isolamento social do idoso, podendo ser ocasionado muitas vezes, por exemplo, pelaaposentadoria ou morte de parentes, antecipando assim a morte social frente à biológica.
Conforme o IBGE, a taxa de mortalidade infantil em 1940 era em torno de 163,4 passando para 29,7 mortos por 1.000 nascidos vivos em 2000. Quando se analisa a taxa na população dos 20% de maior renda no Brasil, essa cai para 15,8 por 1.000, sendo a mesma equivalente a menos da metada dos 20% mais pobres (34,9 por1.000 nascidos vivos). Ainda assim, é mais do que o triplo da encontrada na média de países desenvolvidos, de 5 mortos por 1.000 nascidos vivos, segundo a Unicef. A taxa de 15,8 entre os 20% de maior renda coloca essa parcela do Brasil ainda atrás da média de toda a população, por exemplo, de Cuba (7), Costa Rica (9), Chile (10) e Uruguai (14) e próxima da taxa média da Argentina (16). Não hádúvidas de que o Brasil vem conseguindo avanços importantes na redução de seus níveis de mortalidade infantil, porém esse índice ainda é bastante elevado, até mesmo nas classes de maior renda do País.
O aumento do índice da população idosa está também relacionado à queda da taxa de fecundidade. No Brasil, conforme dados do IBGE, 44% das mulheres em idade reprodutiva têm menos de dois filhos. Só...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pesquisa sobre Envelhecimento da População
  • Paper sobre o envelhecimento
  • Efeitos do envelhecimento sobre o encéfalo
  • Dados sobre envelhecimento no Brasil
  • Dados sobre o envelhecimento no Brasil
  • Mitos sobre envelhecimento
  • Estudp Sobre O Envelhecimento Em Portugal
  • Redação sobre Envelhecimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!