TEXTOS RESENHAS: RAÇA E POVO - HITLER, POVO E CULTURA

Páginas: 13 (3011 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014

UCSAL
Universidade Católica do Salvador





RAÇA E PROGRESSO
POVO E RAÇA
APOCALIPSE NAZISTA – ADOLF HITLER









Salvador
2014









Fichamento: Texto - Raça e progresso
Estudo Dirigido: Texto – Povo e Raça
Resenha: Documentário – Apocalipse Nazista









Salvador
2014


FICHAMENTO DO TEXTO

Raça e Progresso
1931
(FranzBoas)

1. Em seu primeiro parágrafo, o autor identifica o problema em estudo. Qual seja, a problemática surgida com a mistura de tipos raciais. Em seguida, identifica como deve ser tratada a problemática, promovendo adoção de atitude sensata para o estudo, dizendo ser necessária a separação dos aspectos biológico e psicológicos desta mistura. Pg. 67

2. Em seu terceiro parágrafo, busca explanaros fatos, com abordagem da miscigenação e imigração européia, que difere da mexicana, tal como dos asiáticos. Para tanto, segue nos parágrafos seguintes, conceituando o termo RAÇA: “...quando falamos de uma raça, queremos denotar um grupo de pessoas que têm em comum algumas características corporais e talvez também mentais.” Com base neste conceito, exemplifica as características físicas dosbrancos e negros, contrastando-as. Neste mesmo sentido, busca chamar a atenção do leitor, para as poucas diferenças físicas das raças asiáticas, orientais e européias. Pg. 68


3. Na página 69, afirma Franz Boas que estamos aptos a construir tipos raciais locais (cabelo liso, rosto largo etc), com base na nossa experiência cotidiana. Porém, alerta que essa construção é errônea, vez que, esquecemos deque há indivíduos residindo em certas localidades que têm esse biotipo definido, que por sua vez, não o possui. Pondera no parágrafo seguinte, que essa definição não procede, assegurando que “... nas populações de varias partes da Europa encontram-se vários indivíduos que podem tão bem pertencer a uma parte do continente como de outra.” Finaliza esse panorama, salientando que, elementosestrangeiros (ou seja, pessoas com o biotipo diferente daquele enraizado naquela localidade), nem sempre o são. Haja vista, uma característica fundamental de todas as populações é que os indivíduos diferem entre si.

4. Progredindo para a página 70, aponta o autor a Hereditariedade. Insiste em dizer que a miscigenação – o acasalamento inter racial – vai duplicar a linhagem e a imigração vai expandi-la.Exemplifica por fim, essa condição tão presente no continente europeu.

5. Partindo para um ponto relevante, cita na página seguinte (71), que a imigração é indicativo de crescimento de um país. Para tanto, exemplifica com a historia da grandeza espanhola, que se sucedeu o período de maior mistura racial, e que seu declínio começou quando a população tornou-se estável. Elenca que nos EUA, ocorrehoje, o que outrora ocorreu na Europa: seu povo não está firmemente assentado sobre o solo. Logo, um grande índice de imigração esta ocorrendo. Acarretando assim o acasalamento entre raças, tornando assim, inevitável a miscigenação. Entretanto, ainda assevera que o mesmo fato pode ocorrer mesmo dentro de uma população homogênea.

6. Mostra na pg. 72, a possível conseqüência desta miscigenação:“resultaria numa prole menos vigorosa do que a de seus ancestrais”, contudo, essa observação cai por terra, quando o autor afirma que nenhuma oportunidade de observar qualquer degeneração no homem fruto desta miscigenação foi relevante. Segue então, comprovando de que não há algum efeito malévolo nesta mistura de raças.

7. Já na pg. 73, repete Franz, o que sustentou na lauda anterior, atribuindoas mudanças dos traços corporais ao clima e condições de vida do individuo.

8. Por assim ser, na página 74 do texto, trás à baila os processos seletivos, afirmando que os mesmos também atuam no sentido de alterar as características de determinada população. Quais sejam: diferentes taxas de nascimento, mortalidade, imigração. Cita ainda, a depressão econômica dos dias atuais, que podem levar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha do texto Povo Brasileiro
  • RAÇA E POVO
  • Culturas e povos
  • A cultura pelo povo
  • A cultura de um povo
  • Quem O Povo Resenha
  • Minha luta
  • Raça povos e etnias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!