textos persuasivos

Páginas: 6 (1394 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
Estudos linguísticos de textos publicitários – 2014

Textos persuasivos
Um texto publicitário (e vamos aqui, na medida do possível, abstrair o aspecto fotográfico que comumente acompanha as peças verbais) pode tender à busca de uma originalidade instigante, como se verifica em certos anúncios da Kalvin Klein, ou seguir uma direção oposta, repetindo esquemas estereotipados, feitos em menorgrau de originalidade a exemplo das campanhas de sabão em pó.
Pode-se se produzir um anúncio aparentemente rompedor de certas normas preestabelecidas, causando um forte impacto no receptor através de mecanismos de “estranhamento”, “situações incômodas”, que levam, muitas vezes, à indagação ou à pura indignação. Particularmente em um momento em que se opera uma certa redemocratização da sociedadebrasileira é possivel à publicidade mexer com tabus como o do homossexualismo, do complexo de Édipo, temas esses que provocam incômodo em boa parte dos receptores. Talvez por isso mesmo consigam se firmar persuasivamente.
É evidente que ao lado dos anúncios mais ousados, até mesmo inovadores, em alguns casos, convive uma imensa maré de lugares-comuns, banalidades como a de colocar um atleta paravender vitamina, um aparente dentista para divulgar certa pasta dental, um bem-sucedido empresário para recomendar determinada corretora de valores. Não deixam de ter esses casos, igualmente, força persuasiva.
O texto publicitário nasce na conjunção de vários fatores, quer psicossociais-econômicos, quer do uso daquele enorme conjunto de efeitos retóricos aos quais não faltam as figuras delinguagem, as técnicas argumentativas, os raciocínios.
Por exemplo:
“Nove entre dez estrelas do cinema usam Lux”.
1. O slogan está formado de sete palavras gramaticais (deixa-se de lado preposições ou conectivos). Um bom slogan tem entre quatro e sete palavras gramaticais; logo, o nosso exemplo seria, tecnicamente, de “bom tamanho”.
2. O raciocínio é o mais formal possível. Trata-se de um silogismo(forma de raciocínio que passa por três fases: premissa maior, premissa menor e conclusão):
Premissa maior: As mais belas mulheres do cinema usam Lux.
Premissa menor: Você é (ou quer ser) uma bela mulher.
Conclusão: Você deve usar Lux (assim será tão bela como as formosas atrizes).
3. Uso de figuras de retórica. Existem duas figuras prioritárias: a comparação e a hipérbole. Através daprimeira se relaciona a inatingível estrela à mulher comum; com a segunda se comete um exagero respeitável (nove entre dez, usam Lux!).
4. O slogan se abre para duas realidades de forte pressão psicossocial:
Exclusão. Ninguém deseja ser socialmente excluído. Estar em companhia da única feia (a que não usa Lux) é uma situação um tanto desagradável.
Símbolo. Vivemos em um mundo que não gosta do feio.Ainda que não saibamos muito bem o que vem a ser tal categoria estética, a simples palavra já nos atemoriza. Ser belo é o mesmo que estar estigmatizado pelo sucesso e pelo triunfo. O convite à beleza soa como obrigação.
Passemos a um outro exemplo. A Merril Moura Brasil fez o relançamento nacional do Cepacol. O produto que, originalmente, tinha licença para ser vendido como produto farmacêutico,passou, posteriormente, a ser comercializado também nos supermercados. O sucesso da campanha foi enorme e as vendas do Cepacol aumentaram enormemente. Vale lembrar que a agência responsável pela elaboração da nova imagem do produto, a Caio Domingues & Associados, criou uma personagem, o Bond Boca, que passou então a viver intensas aventuras na televisão e ocupar espaços em outdoors e páginas dejornais e revistas de todo o País.
1 Configuração do tipo.
Queixo largo, boca grande, cara de mocinho recém-saído do banho, ágil e sempre bem-sucedido com as mulheres.
2. Situações
A detetivesca figura é inspirada no célebre agente inglês criado por Ian Fleming, James Bond. Como são ambos filhos de uma mesma ideia, a de combater inimigos, põem-se a campo: James ataca o Dr. No, os agentes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Seja Persuasivo
  • A RELAÇÃO ENTRE TEXTO E IMAGEM UTILIZADOS COMO ELEMENTOS PERSUASIVOS NOS ANÚNCIOS DA CÂMARA DE DIRIGENTES...
  • A intertextualidade como recurso persuasivo
  • O poder persuasivo do Brasil
  • Elementos do discurso persuasivo
  • Análise de caminhos persuasivos de anúncios publicitários
  • A percepção de elementos persuasivos na fotografia de moda
  • Textos e Textos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!