Textos Liter Rios VS Texto Cient Ficos

412 palavras 2 páginas
Textos literários VS Texto científicos
Características Textos literários
Características Textos científicos
Os textos literários são aqueles que, em geral, tem o objetivo de emocionar o leitor, e para isso exploram a linguagem conotativa ou poética. Onde ocorre o predomínio da função emotiva e poética. EX: poemas, romances literários, contos, telenovelas etc…
O texto científico e uma produção textual, uma narrativa escrita que aborda algum conceito ou teoria, com base no conhecimento científico através da linguagem científica. Os textos científicos são apresentados segundo a linguagem e métodos próprios, de um modo geral com a estrutura logica de argumentação. Ex:
O texto literário e ao mesmo tempo igual a todos os outros (em termos de forma e estrutura) e diferente de todos (pela linguagem) e ao mesmo tempo igual a todos os outros (em termos de uso de linguagem)
A linguagem usada Varia de acordo com o seu propósito ou os leitores para quem ele e escrito. Assim um texto científico e construído com linguagem científica, própria de uma comunidade específica. A linguagem deve ser objetiva, não dando espaço para a ambiguidade. No texto científico não existe a preocupação da estética, como em um texto poético. Ex: muitas vezes os textos científicos expressam resultados de algum tipo de experiencia e tem como público-alvo outros elementos da comunidade científica, interessados também pelo mesmo objeto de estudo.
O texto literário não e um registro linguístico efémero, pois tem por objetivo ser preservado na tradição oral e/ou na escrita. Neste sentido e intemporal.
Frequentemente, a leitura de um texto cientifico requer algum conhecimento teórico sobre o tema que esta sendo abordado no texto. Assim, um texto científico muitas vezes requer uma leitura prévia de outros textos com informação sobre o assunto em questão.
Em relação aos autores, tal especialidade, pode traduzir-se no facto do texto literário poder ser expressivo (propriedade não

Relacionados

  • ABNT
    26248 palavras | 105 páginas
  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • Fisica (calorimetria)
    141602 palavras | 567 páginas