Textos de Varição em LP

374 palavras 2 páginas
Variação em lingua Portuguêsa

Faculdade de Letras da UFRJ
Rio de Janeiro – 1º semestre de 2013

Jaqueline Thais V. Viana

curso Variação em LP,

Texto Travaglia

1-A gramática descritiva irá descrever a forma de como uma língua funciona, e nela está presente um conjunto de regras que irão ser utilizadas pelos falantes em construção de uma língua. Ela separa e descreve uma língua, do que viria a ser gramatical ou não, mostrando assim essa variedade.

Texto Mattoso Camara

1- Mattoso cita essa passagem ao se referir ao fato de se levar em conta ou não, a ordem histórica de uma língua e para ser usada de uma maneira eficiente. Por outro lado se fossemos fazer a análise de uma língua e não levarmos em consideração os fatores descritivos seria um grande equivoco, e se fazermos a sincronia de uma língua sem se preocupar com as formas normativas.

5- Segundo Mattoso a língua pode variar de algumas formas, onde ocorre essa maior variação da língua, quando temos situações sociais diferentes, por isso ela não pode ser uniforme e rígida, não podemos fixar um padrão para norma sendo sempre o certo a dizer, pois poderá prejudicar a clareza e o entendimento na forma de comunicação das partes.

Texto Perinni
3- Segundo Perinni não seria correto afirmar que uma variação viria a ser “correta ou não", pois há lugares para ser usada a norma padrão e outras para menos formal. De modo que ela caracteriza-se na escrita e na fala, não existem padrões iguais na variação linguística.

Texto Celso Cunha

1- A sociolinguistica irá abordar a parte da linguistica que estuda a lingua não só como um fator social mas também como fênomeno cultural.Em uma nova concepção de lingua seria um sistema de comunicação social maleavel de divercificado em vários aspectos no modo de se expressar de um individuo que vive em uma sociedade divercificada.

2-Quando falamos em diassistema nos referimos a fatores de uma língua histórica quem não seria apenas um

Relacionados