textoresenhajoci2511

3426 palavras 14 páginas
1

O ENSINO POR COMPETÊNCIAS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: NOVO
DESAFIO PARA O ENSINO SUPERIOR
Fabiano Romero Veiga – UNIPLAC
Neila Borges Foscarini – UNIPLAC
Eixo Temático: Organização e gestão da educação superior.
RESUMO
O tema Ensino por Competências vem sendo bastante discutido pelos pesquisadores da área da educação brasileira e de outras áreas do conhecimento. Neste sentido, este artigo apresenta o resultado de um estudo que procurou verificar o entendimento dos professores dos cursos de
Licenciatura de uma Instituição de Ensino Superior (IES), situada no interior do estado de
Santa Catarina, acerca do Ensino por Competências na formação de professores. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de um estudo de caso, tendo por instrumento de coleta de dados um questionário semi-aberto e para a interpretação, a análise de conteúdos.
Nesse contexto, uma abordagem por Competência parte da premissa de que o Ensino Superior tem como objetivo desenvolver nos alunos a criticidade, fazendo com que eles saibam analisar, decidir, planejar, expor suas ideias e ouvir a dos outros, fomentando, assim, a formação de um cidadão capaz de intervir na realidade complexa da qual este faz parte, transcendendo dessa forma um espaço que se detém apenas na transmissão de conteúdos. O estudo concluiu que o termo Competência é percebido pelos professores como um conceito a ser debatido, mas não há um consenso quanto à mudança gerada pela implantação do Ensino por Competências conforme a divergência de posicionamentos sobre a temática. Isso comprovou que romper com práticas de cunho tradicional para aprovar uma nova orientação teórico-metodológica de formação de professores inclui resistências, discussões e uma ampla difusão de um novo paradigma educacional.
Palavras-chave: Ensino Superior. Ensino por competências. Formação de professores.

1. INTRODUÇÃO
Nas últimas duas décadas, o tema “competências” evidencia-se como central nas discussões educacionais brasileiras

Relacionados