Textomacdonalds 20150415093239

1292 palavras 6 páginas
Prezado aluno após ler o texto você deverá criar um texto de sua autoria apontando características encontradas em alguma organização contemporânea que foram apontadas pelos teóricos da administração estudados até o momento.

O texto deverá conter 15 linhas.

A escravidão do relógio chega a alimentação
A McDonaldização dos hábitos alimentares

Henri Ford podia ter uma noção muito clara do que significava a introdução de seu sistema de linha de montagem para as fábricas que comandava, inclusive podia prever que seus métodos iriam ser copiados por inúmeras outras indústrias ao longo dos anos subseqüentes. Empresas que atuavam no mesmo setor ou ainda que lidavam com a produção de mercadorias que exigiam matéria-prima pesada, muitas máquinas e a contratação de um grande número de funcionários se adaptaram as novas fórmulas do Fordismo e exponenciaram sua capacidade produtiva, ampliando seus mercados consumidores e também os lucros obtidos.
Para melhorar ainda mais o rendimento das indústrias, um outro pesquisador especializado chamado Frederick Winslow Taylor passou a estudar a dinâmica do movimento industrial a partir de seu elemento-chave, o trabalhador. De forma extremamente detalhada, Taylor examinava as funções desempenhadas por cada um dos vários operários que compunham uma determinada linha de produção. Verificava os movimentos executados a fim de perceber de que forma pequenas modificações na execução de seus trabalhos cotidianos podiam ocasionar ganhos que, na maior parte dos casos, representavam poucos segundos. O tempo acumulado de cada um dos trabalhadores resultava num ganho suplementar que muitas vezes podia representar 5, 10 ou até mesmo 20% de aumento de produtividade sem custo adicional para o patrão. E o melhor para as empresas em que Taylor desenvolvia seus estudos era que tudo era obtido sem que nenhuma hora extra fosse despendida, ou seja, crescem os lucros e não há dispêndio de mais capital!

A publicidade do filme “Super Size Me” nos coloca

Relacionados