TEXTOGUIA2

1333 palavras 6 páginas
GUIA DE EXPERIMENTO-2
CIRCUITOS SÉRIE, PARALELO E MISTO

OBJETIVO

A cerca elétrica didática é constituída por um circuito misto, onde inúmeros componentes em série e/ou paralelo estão combinados de modo a obtermos na saída, sobre a carga, um pulso com características peculiares.
Esta atividade servirá para identificarmos alguns elementos que compõem um circuito elétrico simples e analisarmos as características das associações de resistores em série, paralelo e misto.
Neste Guia sugere-se a realização de medidas de resistência elétrica, tensão e corrente elétrica. Os multímetros utilizados nos experimentos possuem as seguintes características:

MÁXIMA TENSÃO DC-1000 V MÁXIMA TENSÃO AC-750 V MÁXIMA CORRENTE DC: 10 A RESISTÊNCIA: ATÉ 2 MΩ TESTE DE DIODOS HFE: 0 A 1000 X DISPLAY LCD 3 ½ DIG

Com o objetivo de nos aproximar do tema propomos algumas questões iniciais que deverão ser respondidas por seu grupo de trabalho utilizando a bibliografia citada.

PROBLEMATIZAÇÃO

Observe e compare os vídeos 1 e 2. Descreva o que acontece com as outras lâmpadas do circuito com a situação de uma delas ser desconectada. Explique.

Identifique o tipo de associação presente nos vídeos 1 e 2. Se uma das lâmpadas das associações dos vídeos 1 e 2 queimar, o que ocorrerá com a corrente elétrica nas demais lâmpadas?

Quanto mais lâmpadas inserirmos na associação do vídeo 1, o que ocorrerá com a intensidade da luz (brilho) das outras? E se adicionarmos mais lâmpadas na associação do vídeo 2?

A instalação elétrica de sua casa poderia ser simulada pela associação de lâmpadas de qual vídeo? Procure montar você uma associação deste tipo.

Relacionados