TEXTO5AsrazesdoTDAHeosMelhoresTratamentos 20150405230816

3643 palavras 15 páginas
Texto 5: AS RAÍZES DO TDAH E OS MELHORES TRATAMENTOS
Pesquisas competentes e sérias em diferentes países podem unitariamente, dar margem a dúvidas, porém em seu conjunto, apontam não só as raízes do TDAH como também indicam o melhor tratamento.
Carlos Messa é Psicólogo, autor do livro O Poder dos Pais no Desenvolvimento Emocional e Cognitivo dos Filhos – (Ssua Editora, 2009).

Os distúrbios de atenção entraram em evidência há cerca de duas décadas e continuam ainda hoje provocando mal-entendidos. No início foram classificados principalmente como problemas de aprendizagem. A aparente dificuldade de concentrar a atenção (a chamada DDA, forma predominantemente feminina na qual a criança parece dispersa, “perdida nas nuvens”) e a hiperatividade (forma predominante nos meninos que falam muito e alto, não param quietos e não ficam em uma mesma atividade por mais que poucos segundos), provoca sim dificuldade no desenvolvimento escolar, mas esse é apenas um dos indicadores do que a criança se relaciona com o que lhe é externo, de forma diferente da maioria.
No século XXI já podemos ver o cérebro funcionando e, com isso, buscar identificar no córtex pré-frontal e suas interações com o córtex posterior e o tronco cerebral ventral, as raízes desse transtorno. Algumas pesquisas mostraram diferenças, mas o que elas significam? O desenvolvimento e maturação do córtex pré-frontal acontecem em longo prazo. O córtex pré-frontal comanda quase todo o processamento cerebral e praticamente é construído por meio das vivencias do indivíduo. Da mesma forma que erramos no século passado, entendendo que uma criança com TDAH tinha uma dificuldade de aprendizagem, passamos a errar agora, entendendo que a criança com TDAH tem uma disfunção estrutural no cérebro (melhor ainda, no córtex pré-frontal), e que apenas o Metilfenidad0 (Ritalina e Concerta), o Desmetilfenidado, Anfetaminas etc, podem reduzir os sintomas. Erramos porque deixamos de olhar a causa e possíveis correções e, dramaticamente

Relacionados