Texto5 Do Empreendedorismo A Empreendedologia Filion

6225 palavras 25 páginas
1
DO EMPREEDEDORISMO À EMPREENDEDOLOGIA 
By, Louis Jacques Filion
HEC, The University of Montreal Business School
Traduzido e adaptado por: Jovino Moreira da Silva, M. Sc.
Para uso educacional na disciplina Desenvolvimento de Negócios
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB
Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ciências Sociais Aplicadas – NEPAAD
Curso de Administração
Resumo
Este artigo apresenta um resumo de pesquisa sobre empreendedores (entrepreneurs) e discute as tendências no desenvolvimento deste campo do conhecimento. Começa pela apresentação dos pioneiros deste domínio, Cantillon, Say e Schumpeter. As contribuições de economistas como Knight, Hayek, Penrose, Kirzner e Casson são mencionadas. Uma segunda seção apresenta as contribuições dos comportamentalistas e as características mais comumente atribuídas aos empreendedores. Dos anos 80 em diante, o campo do empreendedorismo (entrepreneurship) explodiu e foi assimilado dentro de quase todas as disciplinas de ciências sociais. Duas tendências separadas – uma aplicada, a outra baseada em teoria – começam a emergir. Assim, este artigo postula que o campo está em processo de divisão em duas separadas entidades: uma empreendedorismo, com os aspectos aplicados, e a outra empreendedologia (ou entreprenologia), que se ocupa com os aspectos teóricos.
Introdução
Mais de 1000 publicações aparecem, anualmente, no campo do empreendedorismo, bem mais de 50 conferências e 25 revistas e periódicos especializados. Este artigo não tenta cobrir todos os componentes do campo do empreendedorismo. Sua meta é descrever e discutir os elementos essenciais da corrente de conhecimento sobre empreendedores e sugerir algumas tendências. Ele apresenta um resumo de um texto mais detalhado sobre o assunto (Julien, 1997, capítulo 4).
O Mundo do Empreendedor
As pessoas que trabalham no campo do empreendedorismo estão convencidas de que existe um nível considerável de confusão envolvendo a definição de empreendedor.
Preferimos o

Relacionados