Texto032006

5172 palavras 21 páginas
teoria do Ciclo do Produto: o que está superado e o que permanece vivo? Eneuton Pessoa  Marcilene Martins
Resumo
Este artigo busca refletir sobre uma questão-chave que perpassa grande parte da literatura crítica à teoria do ciclo do produto: o que foi superado e o que permanece vivo nesta teoria? Após sistematizar o mecanismo básico do ciclo do produto, discutem-se algumas principais insuficiências apontadas e/ou sugeridas pela literatura crítica. Conclui que a teoria do ciclo do produto não permite explicar os fluxos de investimentos diretos estrangeiros no atual contexto de integração dos mercados e produção globalizada. Mas ela explica porque as empresas multinacionais, independente de qual seja o seu país de origem, em sua estratégia de internacionalização produtiva tendem a se voltar para países intensivos em recursos naturais e/ou mão-de-obra barata: são estas as vantagens de localização tipicamente oferecidas por esses países.
Palavras-chave: investimento direto estrangeiro - inovação de produto - ciclo do produto

1. Introdução
Por que um novo produto surge especificamente num determinado país/região, e que fatores contribuem para que, alcançando o mesmo certo grau de desenvolvimento, a empresa que o produz tenda paulatinamente a localizar sua produção em outros países que não o de origem?
Este é o tema abordado pela teoria do ciclo do produto, conforme originalmente apresentada por Raymond Vernon em um ensaio seminal intitulado “International investiment and international trade in the product cycle”, publicado no Quartely Journal of Economics, em maio de 1966. Com o propósito específico de analisar os determinantes dos padrões de comércio e dos investimentos produtivos norte-americanos no exterior no período compreendido entre o final da 2a. guerra mundial e meados dos

Relacionados