TEXTO O CONHECIMENTO CIENT FICO NA EDUCA O FORMAL BRASILEIRA

1740 palavras 7 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO CARIOCA
FILOSOFIA DO CONHECIMENTO
TEXTO – O CONHECIMENTO CIENTÍFICO NA EDUCAÇÃO FORMAL
BRASILEIRA
Os caminhos para a excelência pessoal e profissional passam, necessariamente pela educação, especialmente nos ambientes universitários, onde os sujeitos despertam suas consciências para a necessidade de se tornarem competentes, com o objetivo de se diferenciarem enquanto profissionais.
O ensino superior no Brasil é oferecido por
 Universidades
 Centros universitários
 Faculdades
 Institutos superiores
 Centros de educação tecnológica
As instituições são credenciadas originalmente como faculdades. O credenciamento como universidade ou centro universitário, com as consequentes prerrogativas de autonomia, depende do credenciamento específico de instituição já credenciada, em funcionamento regular e com padrão satisfatório de qualidade.
As universidades se caracterizam pela indissociabilidade das atividades de ensino, de pesquisa e de extensão.
São instituições pluridisciplinares de formação dos quadros profissionais de nível superior, de pesquisa, de extensão e de domínio e cultivo do saber humano, que se caracterizam por:
 Produção intelectual institucionalizada mediante o estudo sistemático dos temas e problemas mais relevantes, tanto do ponto de vista científico e cultural, quanto regional e nacional;
 Um terço do corpo docente, pelo menos, com titulação acadêmica de mestrado ou doutorado;
 Um terço do corpo docente em regime de tempo integral.
A criação de universidades federais é realizada por iniciativa do Poder Executivo, mediante projeto de lei encaminhado ao Congresso Nacional; já a criação de universidades privadas ocorre pela transformação de instituições de ensino superior já existentes (centro universitários) e que atendam o disposto na legislação pertinente.
Os centros universitários são instituições de ensino superior pluricurriculares, abrangendo uma ou mais áreas do conhecimento, que se caracterizam pela excelência do ensino

Relacionados