Texto - Tonzeca

373 palavras 2 páginas
Tonzeca – Buque de flores
Camila Cerqueira Cesar

Tinha chegado a primavera. Naquele dia vínhamos voltando mais cedo do Arraia, quando notei o contraste lindo das flores amarelas de ipê com o roxo das do jacarandá.
-Meufon Deusfon! Quefon befon-iefon-zefon!
Era lindo.Até falei na língua do fon.Em momentos de grande animação sempre falo nessa língua.
Nhotom não compreendeu. Desceu de um pulo. Precisava desligar a bomba d’água. A caixa estava cheia.
Mais tarde, quando voltou pra me fazer entrar na garagem – paiol , eu já tinha tomado uma solução. Empaquei embaixo das duas árvores cobertas de flores.
Ninguém ia conseguir me tirara dali. Nhotom tentou tudo. Deu uma porção de partidas, apertou o acelerador, mexeu no afogador. Verificou se a gasolina estava em ordem, se tinha água no radiador . Pediu, suplicou. Fiz ouvidos moucos.
-Vamos. Tonzeca, mais um esforcinho só e você está dentro de casa.
Depois, tentou me empurrar. Eu estava firme, imóvel. Assim como um pedaço de rocha.
Afinal, meu amigo ficou bravo e foi embora pisando duro.Tive um pouco de remorso. Um pouco só. Porque era tão bom sentir as flores caírem em cima de min. No motor, na capota, no estribo, no estepe, no pára-brisa. Uma roxa, outra roxa, agora uma amarela.Tudo quieto à minha volta. Eu até podia distinguir as flores que vinham do ipê das que vinham do jacarandá.
No dia seguinte, bem cedinho, Nhotom não me encontrou na frente do paiol. Só viu um buque de flores roxas e amarelas. Um grande buque com a forma e o jeitão de Tonzeca!
1- Interpretação oral a- Qual é o nome da personagem humana e do calhambeque? b- O calhambeque apresenta características humanas.Quais? c- Qual a língua utilizada por Tonzeca? d- Poe que Nhotom não entendeu o que Tonzeca disse? e- Por que TOnzeca empacou? f- Quais foram as tentativas de Nhotom para colocar Tonzeca na garagem? g- O que aconteceu, durante a noite com Tonzeca? h- Você acha que, no dia seguinte, NHotom entendeu por que Tonzeca não quis

Relacionados

  • Marisa Lajolo Regina Zilberman Literatura Infantil Brasileirahistoria E Historiasdocrev 1
    71743 palavras | 287 páginas