texto resump

3817 palavras 16 páginas
PESQUISA QUALITATIVA – CARACTERÍSTICAS, USOS E POSSIBILIDADES

José Luis Neves
Mestrando do curso de Pós Graduação em Administração de Empresas
FEA-USP
1. INTRODUÇÃO
A pesquisa social tem sido marcada fortemente por estudos que valorizam o emprego de métodos quantitativos para descrever e explicar fenômenos.
Hoje, porém, podemos identificar outra forma de abordagem que se tem afirmado como promissora possibilidade de investigação: trata-se da pesquisa identificada como "qualitativa". Surgido inicialmente no selo da Antropologia e da Sociologia, nos últimos
30 anos esse tipo de pesquisa ganhou espaço em áreas como a Psicologia, a Educação e a Administração de
Empresas.
Enquanto estudos quantitativos geralmente procuram seguir com rigor um plano previamente estabelecido (baseado em hipóteses claramente indicadas e variáveis que são objeto de definição operacional), a pesquisa qualitativa costuma ser direcionada, ao longo de seu desenvolvimento; além disso, não busca enumerar ou medir eventos e, geralmente, não emprega instrumental estatístico para análise dos dados; seu foco de interesse é amplo e parte de uma perspectiva diferenciada da adotada pelos métodos quantitativos. Dela faz parte a obtenção de dados descritivos mediante contato direto e interativo do pesquisador com a situação objeto de estudo. Nas pesquisas qualitativas, é freqüente que o pesquisador procure entender os fenômenos, segundo a perspectiva dos participantes da situação estudada e, a partir, daí situe sua interpretação dos fenômenos estudados.
2. CARACTERÍSTICAS DA PESQUISA
QUALITATIVA
Os estudos de pesquisa qualitativa diferem entre si quanto ao método, à forma e aos objetivos. GODOY
(1995a, p.62) ressalta a diversidade existente entre os trabalhos qualitativos e enumera um conjunto de características essenciais capazes de identificar uma pesquisa desse tipo, a saber:
(1) o ambiente natural como fonte direta de dados e o pesquisador como instrumento

Relacionados

  • A nacionalidade e a lei aplicável à pessoa jurídica de direito privado.
    54223 palavras | 217 páginas