Texto reescrito com base na obra de câmara jr. “abordagens diferentes ao estudo da linguagem. pré-lingüística, paralinguística, liguística propriamente dita

361 palavras 2 páginas
Existem diversas formas de se estudar a linguagem numa comunidade humana, mesmo sabendo que esse estudo é inexistente, tal por ela ser considerada um aspecto tão comum e inconsciente nas relações sociais do ser humano, nunca se parou para prestar atenção em como se dava o processo comunicativo.
O falar se tornou tão mecânico quanto o andar, mesmo não sendo um fenômeno biológico e sim uma criação social baseada nas capacitações biológicas, por isso não se tem um esforço para se estudar o falar, já que ele se torna auto-evidente. Em se falando de escrita, esta facilitou muito o estudo da linguagem na tentativa de transmitir os sons para o papel o que fez com que os seres humanos tenham uma noção da existência de outras formas de linguagem.
Acerca dos diferentes estudos da linguagem, podemos citar:
O Estudo do Certo ou Errado, também conhecido como gramática normativa (combina-se também, com o estudo lógico da linguagem, sendo abrangente a uma pequena parcela da sociedade).
O Estudo da Língua Estrangeira formado pelo o contato de uma dada sociedade com comunidades estrangeiras, curiosidade humana e a necessidade de intercâmbio linguístico.
O Estudo Filológico da Linguagem existente pela necessidade de compreender os textos antigos, cuja língua esteja, em desuso, comparação da linguagem do passado com a do presente e dever de compreender traços linguísticos obsoletos a fim de captar a mensagem artística.
O Estudo Biológico da Linguagem, em que se faz a análise das características biológicas que permitam a comunicação humana.
O Estudo Lógico da Linguagem condicionado pelo desenvolvimento da ciência no seu sentido mais amplo, a precisão e as sutilezas do pensamento filosófico e a necessidade de tornar a linguagem um instrumento eficiente para o pensamento filosófico. O Estudo Biológico da Linguagemfoi condicionado pelo seguinte fator: desenvolvimento da ciência, voltado para um estudo das características biológicas que faculta aos homens o estudo da linguagem.

Relacionados