texto publicitário em sala de aula;uma proposta de leitura

Páginas: 19 (4701 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2013
O TEXTO PUBLICITÁRIO EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE LEITURA E ANÁLISE DO SEU DISCURSO. Urbano Cavalcante da Silva Filho. Universidade

Estadual de Santa Cruz (UESC) – BA. urbanocavalcante@yahoo.com.br

Resumo: O objetivo desta comunicação é apresentar uma proposta de reflexão e trabalho didático-pedagógico com o texto publicitário nas aulas de Língua Materna. Esse gênero textual constituiuma modalidade de leitura persuasiva, pautada num projeto argumentativo (Koch, 1987; Vestergaard e SchrØder, 1988), fazendo parte do discurso autoritário (Orlandi, 1987). Dessa forma, usa esquemas básicos a fim de obter o convencimento dos receptores (Brown, 1971), por meio de uma linguagem sedutora (Carvalho, 2004), que é expressão da ideologia dominante (Fiorin, 1988; Sandman, 1997). Nessaproposta de trabalho com o texto publicitário, tomaremos, para ler e analisar o seu discurso, o arcabouço teórico da Análise do Discurso (AD) de orientação francesa, fundada por Pêcheux (1969) pelo fato de esta corrente ser ancorada no materialismo histórico e na ideologia e não perceber o discurso como um fenômeno lingüístico independente e isolado das condições sociais de produção.Palavras-chave: texto publicitário, leitura, análise do discurso.

Persistir em se preocupar dos gêneros pode parecer atualmente um passatempo ocioso, quiçá anacrônico. Todos sabem que nos áureos tempos dos clássicos havia baladas, odes, sonetos, tragédias e comédias, e hoje?

Tzevetan Todorov

1. Considerações Iniciais

O ensino tradicional da língua materna tem como principal característica seucaráter normativo, prescritivo e conceitual, marcado por aulas classificatórias de nomenclaturas e categorias da gramática normativa, com ênfase nos estudos da ortografia e da sintaxe da Língua Portuguesa (LP).

Na década de 70 e, sobretudo, a partir dos anos 80, com o surgimento das teorias lingüísticas, essa concepção passou a ser contestada. Essas teorias postulam que o ensino e estudo da línguaultrapassam as formas lingüísticas, e os interesses voltam para as relações entre essas formas e seu contexto de uso e suas condições de produção. Portanto, quando se pensa no verdadeiro objeto de ensino da língua, tem-se que considerar os usos sociais que os falantes fazem dela, centrado na concepção sociointeracional da linguagem. Desse modo, o ensino da língua – antes conceitual,classificatório, prescritivista – passa a ser centrado no uso

2

e funcionamento da língua, enquanto sistema simbólico, situado num contexto sócio-histórico determinado.

Toda essa discussão em torno da redefinição do objeto de ensino e estudo da LP tem permitido surgir documentos orientativos oficiais, a exemplo dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que apresentam orientaçõesteórico-metodológicas para o ensino da LP. O cerne das idéias dos PCN fundamenta-se na teoria dos gêneros do discurso (BAKHTIN, 1997), sejam eles orais ou escritos, permitindo um maior esclarecimento do seu funcionamento, o que é extremamente importante tanto para sua produção quanto para sua compreensão. Compreendemos com isso que o trabalho com gêneros discursivos na escola é uma excelente oportunidade de se lidarcom a língua nos seus mais variados usos no dia-a-dia, pois nada do que fazemos lingüisticamente está fora de ser um gênero.

Nessa perspectiva, é papel da escola oferecer aos alunos o contato com os mais variados gêneros textuais ou discursivos1, já que a postura teórica aqui assumida suporta-se nos quadros da hipótese sócio-interativa da língua. É nesse contexto que os gêneros textuais seconstituem ações sócio-discursivas para agir sobre o mundo e dizer o mundo, constituindo-o de algum modo.

Dentre o conjunto dos gêneros tido como potencialmente infinito e mutável (KLEIMAN, 2005, p. 8), temos a publicidade, tida como um dos gêneros mais acessíveis à população. Nas palavras de Hoff (2005, p. 1), “convivemos com tanta familiaridade com as idéias e imagens neles [nos meios de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O texto publicitário na sala de aula:
  • A LEITURA NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM O GÊNERO TIRA
  • Proposta para a sala de leitura
  • FORMAÇÃO DE LEITORES, ESPAÇO DE LEITURA NA ESCOLA E O TEXTO JORNALÍSTICO COMO UMA PROPOSTA INORMATIVA EM SALA...
  • Práticas de leitura em sala de aula
  • LEITURA EM SALA DE AULA
  • Dificuldade de leitura em sala de aula
  • leitura e prática em sala de aula

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!