Texto ProvaUnificada 2015

705 palavras 3 páginas
Empresas americanas avançam sobre embargo econômico a Cuba
Companhias dos EUA pressionam o Congresso de maioria republicana a liberar o comércio com a ilha socialista. Abertura e retorno das relações diplomáticas vão reforçando o anacronismo da legislação restritiva por Léo Gerchmann
07/03/2015 | 17h02
Primeiro, foi a Apple, símbolo da revolução digital planetária: anunciou que vai vender produtos em Cuba. Depois, a Coca-Cola cogitou fazer o mesmo. E o embargo econômico, que se mantém apesar dos avanços diplomáticos para o reatamento entre Havana e Washington? Ora, como manda o capitalismo, a política não resiste à tentação do mercado, e o mecanismo restritivo vai se tornando peça de museu, a ponto de até já se verem produtos dessas duas empresas pelas ruas de Havana, adquiridos em terceiros países.
Conhecido em Cuba como "el bloqueo", o embargo em relação a Cuba é interdição comercial e financeira estabelecida pelos EUA a Cuba no início dos anos 1960, quando Fidel Castro alardeou o caráter socialista da revolução de 1959. Trata-se de uma lei, e o presidente Barack Obama tenta convencer a oposição republicana, maioria no Congresso americano, a revogá-la.
– Algumas empresas já anunciaram que vão vender para Cuba. Não está claro como vão fazer isso. O fato é que o processo de abertura e de reaproximação as encoraja. Não digo que já fazem o embargo ruir, mas fazem pressão. O medo dessas empresas é o de perder a oportunidade de entrar logo em Cuba – diz Denilde Holzhacker, do núcleo de relações internacionais da Universidade de São Paulo (USP).
O embargo tem suas brechas. Não impede completamente que os EUA negociem com a ilha. Neste início do século 21, houve autorizações para a exportação de alimentos americanos a Cuba. Sob a seguinte condição: o pagamento deveria ser realizado sempre à vista, e os produtos deveriam ser pagos antes que as embarcações saíssem dos portos americanos. Os EUA já são o sétimo exportador de produtos alimentícios para Cuba, levando-se em

Relacionados