Texto Prova Cintra1

581 palavras 3 páginas
Uma das mais importantes relações de comércio para o Brasil se estabelece com a UE(União Europeia).Entretanto, no período entre 2012 e 2013, foi detectado um déficit de 7,1 bilhões de euros na balança comercial brasileira. As duas partes tem o interesse de resolver o impasse, criando uma zona de livre comércio entre UE e Mercosul. O motivo pelo qual o acordo ainda não ter se concretizado é devido ao desinteresse por parte da Argentina. O Mercosul é um bloco econômico em que existem restrições quanto às relações de negociações. E a restrição que diz que “nas relações com terceiros países (UE) os Estados Partes (Brasil) devem assegurar iguais condições de comércio”.(Tratado de Assunção, artigo 4) impede o acordo.
As macroestruturas da economia global são convenções, instituições e normas do sistema de mercado capitalista. São construídas socialmente e suas “normas e convenções da economia de mercado se relacionam, por exemplo, com propriedade privada, geração de lucros, alocação de recursos com base nos sinais de mercado”(Mudança Global, página 31). A OMC(Organização Mundial do Comércio) é uma macroestrutura por ditar as normas do sistema de mercado. Ela está acima dos atores por ser consulta dos mesmos quando um acordo está para ser concretizado ou por ser acionada quando algum ator desrespeita as normas da instituição.
As ações e as interações das e entre as cinco redes centradas nos atores (Mercosul, Brasil, UE e Argentina) formam a configuração geográfica variável da economia global em escalas espaciais diferentes. As relações de poder dentre esses atores são assimétricas. O que varia essa determinação de poder relativo é o controle sobre os principais recursos (capital, tecnologia, conhecimento, habilitações profissionais, recursos naturais e mercado consumidor). Cada um desses atores podem estar envolvidos de modo que possam colaborar um com o outro ou também podem ter uma relação de concorrência. É possível identificar a relação de cooperação entre os atores

Relacionados

  • Preparação do Guilherme Raicoski para o CACD
    11080 palavras | 45 páginas
  • Psicologia
    8883 palavras | 36 páginas
  • Monografia De Emerson Douglas B
    29689 palavras | 119 páginas