TEXTO: PROFISSÃO PROFESSOR DE NÓVOA - 1º CAPÍTULO: O PASSADO E O PRESENTE DOS PROFESSORES.

Páginas: 10 (2433 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
TEXTO: PROFISSÃO PROFESSOR DE NÓVOA - 1º CAPÍTULO: O PASSADO E O PRESENTE DOS PROFESSORES.
O primeiro capítulo do texto Profissão Professor de Nóvoa, que tem como título O passado e o presente dos professores, inicia com as questões levantadas em torno do professor ideal. Essas questões fizeram parte da secularização e da estatização de ensino, ou seja, de quando o ensino deixou de ter umcaráter mais religioso e passou a ser mais estatal, isso ocorreu em meados do século XVIII. Inicialmente, a função do professor não era algo profissionalizado, foi desenvolvida como algo secundário. Por esse motivo, a ocupação do cargo foi constituída por religiosos, o que acabou resultando em congregações docentes. A mediação do Estado causou uma homogeneização dos grupos que tratavam o ensino comoocupação principal. A definição de regras de seleção e de nomeação dos professores foi uma das primeiras preocupações dos reformadores do século XVIII. A grande estratégia do Estado era formar um corpo de professores isolados e submetidos à sua disciplina. A "funcionarização" tinha que ser tida como uma vontade partilhada do Estado e do corpo docente, isso assegurava um estatuto de autonomia eindependência aos professores. No final do século XVIII, só era permitido ensinar se houvesse uma licença ou autorização do Estado, esta só seria concedida com um exame que exigia que os profissionais tivesse uma certa quantidade de atributos. Esse documento servia com uma garantia do Estado para os docentes e facilitada a definição de um perfil de profissional competente. A partir do século XIX, osprofessores passam a reivindicar socioprofissionalmente, são usados dois argumentos, são eles: o trabalho com mais importância social e um caráter mais especializado de suas ações educativas. Esta etapa de profissionalização permitiu a estabilidade da imagem do docente e do regime estatal e sua organização. Apesar de ser um projeto antigo, a criação de instituições de formação só veio a ser realizadano século XIX, com junção de interesses do Estado e dos professores.
As escolas normais foram uma grande conquista para os professores, "origem de uma verdadeira mutação sociológica do corpo docente: o "velho" mestre-escola é definitivamente substituído pelo "novo" professor de instrução primária". (p. 18)
Na segunda metade do século XIX, com a visão dos professores como indivíduos entrevárias situações, ocorreu a feminização do professorado.
A profissão docente dá-se a partir ligação com um conjunto de normas e valores, os professores são um tipo diferente de profissionais, pois, tem a tarefa de promover valores e serem agentes políticos e culturais.
O Movimento da Educação Nova, no século XX, foi a consequência de uma lenta evolução cultural, evolução que determinou socialmente aideia de escola e o produto das ciências da educação, contribuiu para a configuração do modelo profissional do professor.
Na segunda parte do texto, Nóvoa aborda inicialmente as crises da profissão docente. Indica as consequências do mal-estar que atinge os professores e diz que diz que esta espécie de autodepreciação (consiste na desvalorização que uma pessoa faz de sua própria imagem,qualidade, capacidade) acontece junto com a desconfiança em relação às qualidades do trabalho. Mas, conta também, que o valor positivo atribuído à profissão é algo que permanece intacto. Em meados do século XX, o ensino sofreu algumas mudanças, mas não tão significativas quanto as mudanças efetivadas em outras áreas como direito e medicina. Desencadeia-se um julgamento a partir dessa questão: porque nãocomparar os professores aos juízes e advogados se eles também instruem o processor e encaminham o ponto de vista técnico? Nóvoa diz que "é preciso romper a lógica estatal da educação e com a imagem profissionalizada das escolas".(p. 23)
Os professores eram aconselhados a exercerem uma dupla atividade, ou seja, além de ser professor, buscar outro emprego para completar sua renda, já que a mesma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O PASSADO E O PRESENTE DOS PROFESSORES
  • Formação contínua de professores em portugal: passado, presente e que futuro?
  • Profissão professor
  • Professor e profissão
  • Profissão professor
  • Textos de Referencia: Profissão professor: olhares de professores de Educação Física escolar
  • A profissão de professor
  • Profissao de professor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!