Texto Port 2 Nadar Freudenheim

4094 palavras 17 páginas
Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte – 2003, 2(2):61-69

FUNDAMENTOS PARA A ELABORAÇÃO DE
PROGRAMAS DE ENSINO DO NADAR PARA CRIANÇAS
Andrea Michele Freudenheim
Laboratório de Comportamento Motor
Regina Ismênia Rezende de Brito Gama
Valquíria Aparecida Carracedo
Universidade de São Paulo
Resumo: O objetivo do presente estudo foi formular alguns princípios teóricos para a elaboração de programas de ensino do nadar para crianças.
Partiu-se da premissa de que, mais do que o ensino dos estilos, o ensino do nadar pode ser concebido como “educação física no meio líquido”.
Nesse sentido, foram elaboradas cinco questões que, ao serem respondidas mediante referencial teórico-científico, fornecem fundamentação para a tomada de decisão. Como conclusão, apresentam-se princípios para a elaboração de programas de ensino do nadar para crianças e a sugestão de um programa.
Palavras-chave: Natação; Programa de ensino; Criança.

BASIS FOR THE ELABORATION OF SWIMMING TEACHING
PROGRAMS FOR CHILDREN
Abstract: The purpose of the present study was to formulate some theoretical guidelines regarding the elaboration of swimming teaching programs for children. The basic premise was that more than teaching stiles, teaching to swim can be conceived as “physical education in a liquid medium”. Following this reasoning, five questions were devised and duly answered using a theoretical-scientific approach, thus providing the basis for a decision-making process. In conclusion, basic guidelines are outlined for the development of programs to teach children to swim and a program is suggested.
Keywords: Swimming; Teaching program; Child.

1. INTRODUÇÃO
Cursos extracurriculares de Educação Física têm proliferado em nosso meio, principalmente em razão do aumento da consciência por parte da população quanto à importância da atividade física para o alcance e manutenção da saúde. Em relação a cursos de natação, essa proliferação se acentua, especialmente pelo reconhecimento do afogamento como uma

Relacionados

  • Natação
    81726 palavras | 327 páginas