Texto Paradidático baseado no texto: Índios e brancos na Amazônia Portuguesa: políticas e identidades no século XVIII* Patrícia Melo Sampaio Universidade Federal do Amazonas

921 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ - UFOPA
Instituto das Ciências da Educação - ICED
Programa: Ciências Humanas
Curso: História 2011
Disciplina: História da Amazônia I
Aluna: Poliane Souza dos Santos

Texto Paradidático baseado no texto:
Índios e brancos na Amazônia Portuguesa: políticas e identidades no século XVIII*
Patrícia Melo Sampaio
Universidade Federal do Amazonas

Santarém/Pará
2013
Machy era um líder dos índios Marauá e trabalhava na coleta de produtos da floresta, quando chegou na sua casa que ficava próximo da povoação chamada de Fonte boa, soube que pessoas de sua família tinham sido capturadas por uma expedição de apresamento. Ele tinha uma boa relação com os dirigentes do povoado, pois incentivava outros índios a morarem naquele local e ainda os abastecia com gêneros alimentícios. Machy ficou indignado com a violência sofrida, e sozinho recorreu ao governador, mas ele nem sequer foi recebido, sendo tratado com desrespeito e ameaçado de castigo. Desiludido, pensou em desistir, quando um branco, seu camarada, disse que procurasse outro governador que ouviu sua reclamação argumentando seus serviços prestados ao rei e sua fidelidade, então ele mandou que libertasse sua família que havia sido indevidamente aprisionada, sendo assim devolvida apenas esposa e uma das filhas. A história do índio Marchy se passa no Estado de Grão-Pará e Rio Negro e através dela podemos perceber como se dava algumas formas de relações entre índios aldeados e outros personagens no na Amazônia portuguesa.
Para entendê-la precisamos contextualizar esse período da história.
Neste período para viver na Amazônia portuguesa, o colonizador necessitava formular diferentes estratégias de sobrevivência na tentativa de evitar conflitos entre índios e brancos, e dentre elas destacava-se as alianças relativamente duradouras com as lideranças do local.
Para compreender o que seria o

Relacionados

  • IHB Bib Julho12
    47875 palavras | 192 páginas
  • Artigo
    182230 palavras | 729 páginas
  • TecendoLiteratura Livro
    152067 palavras | 609 páginas
  • Resumo PEP 07 09
    431830 palavras | 1728 páginas