Texto Narizino

760 palavras 4 páginas
Leia com bastante atenção:
NARIZINHO
Numa casinha branca, lá no Sítio do pica-pau amarelo, mora uma velha de mais sessenta anos. Chama-se Dona Benta. Quem passa pela estrada e a vê na varanda, de cestinha de costura ao colo e óculos de ouro na ponta do nariz, segue seu caminho pensando:
- Que tristeza viver assim tão sozinha neste Deserto...
Mas engana-se. Dona Benta é a mais feliz das vovós, porque vive em companhia da neta – Lúcia, a menina do narizinho arrebitado, ou Narizinho como todos dizem. Narizinho tem sete anos, é morena como jambo, gosta muito de pipoca e já sabe fazer uns bolinhos de polvilho bem gostosos. Na casa ainda existem duas pessoas – tia Anastácia, Negra de estimação que carregou Lúcia em pequena: e Emília, uma Boneca de pano bastante desajeitada de corpo. emília foi feita por tia Anastácia, com olhos de retrós preto e sobrancelhas tão lá em cima que é ver uma bruxa. apesar disso Narizinho gosta muito dela; não almoça ou janta sem a ter do lado, nem se deita sem primeiro acomodá-la numa redinha entre dois pés de cadeira.
Além da boneca, o outro encanto da menina é o ribeirão que passa pelos fundos do pomar. Suas águas muito apressadinhas e mexeriqueiras, correm por entre as pedras negras de limo, que lúcia chama as “tia Anastácia do rio”.
Todas as tardes Lúcia toma a boneca e vai passear à beira d’água, onde se senta na raiz dum velho ingazeiro para dar farelo de pão aos lambaris.
Não há peixe do rio que não a conheça: assim que ela aparece todos sacodem numa grande faminteza. os mais miúdos chegam pertinho; os parece que desconfiam da boneca, pois ficam ressabiados, a espiar de longe. e nesse divertimento leva a Menina horas, até que tia Anastácia apareça no portão do pomar e grite na sua voz sossegada:
- Narizinho, vovó está chamando!...
COMPREENSÃO DO TEXTO 01)- O objetivo principal do autor no texto é:
a)- ( ) Contar o que pensam as pessoas que passam.
b)- ( ) descrever as pessoas que moram no sítio do Pica-pau

Relacionados