Texto Modelos de Atencao e VIg da Saude Paim GE Mod at saude jairnil

1924 palavras 8 páginas
1

Jairnilson Silva Paim

Modelos de Atenção e Vigilância da Saúde
(Texto retirado do livro:ROUQUAYROL,MZ & ALMEIDA
FILHO,N - Epidemiologia & Saúde, Rio de Janeiro,
MEDSI, 2003, 6 ed, p. 567-71)

Os sistemas de serviços de saúde são formados por cinco componentes fundamentais: (a) prestação da atenção (modelo assistencial); (b) organização dos recursos; (c) desenvolvimento de recursos de saúde (infraestrutura de recursos materiais, humanos e tecnológicos); (d) apoio econômico (financiamento); (e) gestão (Kleczkowski et ai, 1984).
Representariam "áreas-problema" do sistema de serviços de saúde, isto é, áreas nas quais se concentrariam os principais obstáculos identificados nesse sistema. Nesse sentido, esses componentes podem ser reconhecidos como alvos de intervenções das políticas de saúde para a superação dos problemas diagnosticados.
Durante a 8a Conferência Nacional de Saúde em 1986, os principais problemas identificados no âmbito da prestação da atenção foram: desigualdade no acessso aos serviços de saúde, inadequação dos serviços às necessidades, qualidade insatisfatória dos serviços e ausência de integralidade das ações (CNS, 1987). A partir de então, diversas iniciativas têm sido empreendidas em universidades e algumas instituições de saúde no sentido de superar tais problemas e construir modelos de atenção mais coerentes com o corpo doutrinário da Reforma Sanitária Brasileira.
' Este capítulo corresponde a uma versão revisada e ampliada dos Caps. 20 e 21 da 5a edição de Epidemiologia & Saúde (Rouquayrol & Almeida Filho, 1999) A discussão sobre modelos de atenção vem assumindo, progressivamente, certa relevância ao ponto de o tema central da 10a Conferência Nacional de Saúde, em 1996, ter sido "SUS: constituindo um modelo de atenção para a qualidade de vida" (CNS, 1996). Já na XI CNS, realizada em
2000, esta questão reaparece como um dos subtemas de discussão: "Modelos de atenção voltados para a qualidade, efetividade, equidade e necessidades prioritárias

Relacionados