Texto livro memórias de emília

Páginas: 8 (1996 palavras) Publicado: 29 de junho de 2012
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Pólo: Costa Rica
Curso: Letras-Hab. Português e Espanhol
Disciplina: Literatura Infanto Juvenil

ATIVIDADE 1


Texto-base: Memórias da Emília, de Monteiro Lobato.

Exercícios de verifi cação de leitura


01. Qual a concepção de verdade pura que perpassa as Memórias da Emília? (4 pontos)
De que tudo na vida não passa de mentiras. Que ohomem não pode dizer a verdade em suas memórias, porque senão o leitor vê um homem igual aos outros. E também que a verdade é uma espécie de mentira bem pregada, das que ninguém desconfia.

02. Qual é e como se caracteriza o espaço narrativo no qual se encontram o Visconde e a boneca no início da escrita das memórias? (4 pontos)
Um sítio, um quarto de Emília cheio de badulaques, onde guardamgrande número de pernas e cabeças de bonecas, uma coleção de panelinhas de barro. Um caixote, onde Visconde escreve as memórias de Emília, para o lado de fora no quintal.



03. “Todo texto se constrói como mosaico de citações e é absorção e transformação de outro texto. Em lugar da noção de intersubjetividade se instala a intertextualidade e a linguagem poética se lê, pelo menos como dupla.”(KRISTEVA, apud CARVALHAL. Literatura Comparada, p. 50)
Acima encontra-se transcrita uma passagem do famoso conceito cunhado por Julia Kristeva: a intertextualidade. Tal conceito foi formulado a partir de pontos teóricos desenvolvidos por Tynianov e Bakhtin (evolução literária e dialogismo,respectivamente), no ano de 1969, por Julia Kristeva, em seu livro Sèméiôtikè (traduzido no Brasil porIntrodução à semanálise), com o intuito de designar o processo de produtividade do texto literário.
Sabendo agora o que designa o termo “intertextualidade”, apresente qual a obra com a qual o texto de Lobato dialoga explicitamente logo no primeiro capítulo de Memórias de Emília. Explique porque essa intertextualidade é estabelecida logo no inicio das memórias. Justifique sua resposta com uma passagem danarrativa de Lobato, seguida do número da página da qual foi retirada. (4 pontos)
A intertextualidade se manifesta na obra, com personagens diferentes como: Peter Pan, Alice, Popeye, anjinho vindo do céu, Capitão Gancho, Rin tin tin, além de Robinson Crusoé e Dom Quijote. Podemos encontrar a obra do anjinho vindo do céu, quando narra a história do anjinho de asa quebrada. Dentro do contexto da obra,utiliza-se o recurso metalinguístico, usa-se muito de expressões, ditos, tem o caráter dialógico, de relacionar um texto ao outro, como no início das memórias. Quando ele diz: A história do anjinho da asa quebrada serve?- indagou o Visconde. Na página 17 e 18.

04. Explique, com suas palavras, as seguintes afi rmações de Emília: “(...) eu penso que todas as calamidades do mundo vêm da língua(...). A língua á a desgraça do homem na terra.” (4 pontos)
É que tudo que o homem diz, ele usa para o mal, dele ou de outras pessoas. Como Emília diz: Se os homens não falassem, tudo correria muito bem, como entre os animais que não falam. Como se no mundo se os homens não falassem existiria ordem e harmonia entre as pessoas e não brigas, desavenças e desaforos. Como explica ao anjinho osignificado de desaforo, assim comparando o homem ao cachorro e a vaca.

05. Como Visconde de Sabugosa encarava, uma vez ou outra, as célebres
“asneirinhas” de Emília? (4 pontos)
Visconde encarava as asneirinhas de Emília, conformado e frágil, pois estava sempre submisso aos comandos e ordens de Emília, e muitas vezes não eram asneiras o que a mesma dizia, eram modos diferentes de encarar as coisas,como explicou ao anjinho o caso das frutas do pomar.
- Frutas são bolas que as árvores penduram nos ramos, para regalo dos passarinhos e das gentes.

06. Apesar das memórias serem de Emília, qual é a voz narrativa e autoral que assume o papel de contador e escritor dessas memórias a partir do segundo capítulo?
Lembre-se que em certa parte da narrativa, esse narrador das memórias alheias se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Memórias de Emília
  • Memórias de Emília
  • memorias de emilia
  • memorias da emilia
  • Memorias de Emilia
  • Planejamento " memorias de emilia"
  • livro emilia ferreiro
  • Resenha do livro de emilia ferreiro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!