Texto literario e nao literário

Páginas: 6 (1470 palavras) Publicado: 17 de outubro de 2014
TEXTO LITERÁRIO, TEXTO NÃO-LITERÁRIO
Imaginemos que, na comunicação cotidiana, alguém nos diga a seguinte frase: — Uma flor nasceu no chão da minha rua! Conforme as circunstâncias em que é dita, isto é, de acordo com a situação de fala, entendemos que se refere a algo que realmente ocorreu, corresponde a um fato anterior ao seu enunciado e de fácil comprovação. Mesmo diante de sua transcriçãoescrita, o que nela se comunica basicamente permanece. Num ou noutro caso, para veicular essa informação, o nosso interlocutor selecionou uma série de palavras do idioma que nos é comum e, de acordo com as regras que presidem o seu funcionamento e que todos conhecemos, as dispôs numa seqüência. A seleção feita e a sucessão estabelecida conferem à frase uma significação que pode ser submetida àprova da verdade em relação à realidade imediata. Como é fácil concluir, é isso que acontece ao nos comunicarmos no dia-a-dia do nosso convívio social.
Percebemos, desde logo, que estamos diante de uma utilização especial da língua que falamos. O ritmo que caracteriza o texto, a natureza do que se comunica e, ao chegar até nós por escrito, a distribuição das palavras no espaço do papel justificamessa conclusão. A nossa frase-exemplo depende também, como ato lingüístico que é, da gesticulação e da entoação que a acompanharem ao ser enunciada; por força, entretanto, de sua situação nesse conjunto e da associação com as demais afirmações que a ela se vinculam, abre-se para um sentido múltiplo, ganha marcas de ambigüidade.
É possível perceber a estreita relação entre a dimensão lingüísticae a dimensão literária que envolve a significação das palavras quando estas integram o sistema semiótico que é o texto literário. Os três exemplos que acabamos de examinar permitem algumas conclusões. A fala ou discurso é, no uso cotidiano, um instrumento da informação e da ação. A significação das palavras, nesse caso, tem por base o jogo de relações configuradoras do idioma que falamos.Vincula-se a uma verdade de correspondência. O mesmo não acontece com o discurso literário. Este se encontra a serviço da criação artística. O texto da literatura é um objeto de linguagem ao qual se associa uma representação de realidades físicas, sociais e emocionais midiatizadas pelas palavras da língua na configuração de um objeto estético.
Leitura e conceitos
A literatura é tradicionalmenteentendida como uma arte verbal. A arte da palavra, segundo Aristóteles. Mas isso diz pouco. Mesmo porque, durante longo tempo, limitava-se às composições poéticas. Considerado o termo, em sentido restrito, a partir de uma perspectiva estética, isto é, como o equivalente à criação estética, o conceito de literatura, como acontece com outros fatos culturais, não é matéria pacífica entre os estudiososque a ela se dedicam. Resiste ao rigor de uma conceituação. Assim situado, tem vivido, ao longo da história, variações significativas. Foge ao propósito deste volume rastrear tal percurso; indicam-se, entretanto, na bibliografia do final do volume, algumas obras ampliadoras de esclarecimentos nessa direção. Há os que entendem que a obra literária envolve uma representação e uma visão do mundo, alémde uma tomada de posição diante dele. Tal posicionamento centraliza, assim, suas atenções no criador de literatura e na imitação da natureza, compreendida como cópia ou reprodução. A linguagem é vista como mero veículo de comunicação, e, como assinala Maurice-Jean Lefebve, "a 'beleza' da obra resulta, então, de um lado, da originalidade da visão, e, de outro, da adequação de sua linguagem àscoisas expressas.
Literatura e linguagem
Na abertura para a descodificação, essa matéria cultural, veiculada por meio das palavras da língua aproveitadas no código literário, pode ser apreendida pelo leitor ou ouvinte do poema, com maior ou menor grau de informação estética, na dependência, reitero, do seu universo cultural. No percurso dessa apreensão, situa-se a dimensão conotativa, chave da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Textos literários e não literários
  • texto literario e nao literario
  • Texto literário e não literário
  • Texto literário e não literário
  • Texto literário e não literário
  • textos literario e nao literarios
  • Texto literário e não literário
  • Texto literário e não literário

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!