Texto Itmc Comunica O Social

999 palavras 4 páginas
Processo de comunicação

É impossível que a sociedade exista e sobreviva sem a comunicação. Abaixo se coloca um exemplo claro de como ela está presente no dia-a-dia e muitas vezes não são percebidas.
Muitas das pessoas acordam todos os dias, às 7 horas da manhã para uma jornada de trabalho. Sempre com o despertador tocando [o despertador está comunicando que já é hora de levantar]. Saem da cama, tomam café da manhã e abrem a geladeira, se deparam com vários alimentos [a geladeira informa que está vazia, repleta ou com uma quantidade razoável para suprir a necessidade do momento, o prazo de validade informa se o produto está vencido, ou não]. Depois se abre a porta do guarda-roupa [o armário mostra quais opções de roupa se tem para usar]. Após decidir, esta tudo pronto para sair. Ao chegar ao ponto de ônibus, o letreiro indica qual é a linha que está passando na rua, naquele momento. Entra-se no ônibus e a passagem é paga. Há muito trânsito no percurso até o trabalho [o presente congestionamento comunica que existe um excesso de carros].
É um exemplo bastante simples, mas, suficiente para provar quantas informações se recebe em um simples exercício de sair de casa e ir para o trabalho.A função do profissional de Comunicação Social é mais ou menos esta, estudar e compreender como as pessoas se interagem diante das constantes mudanças no meio da comunicação, de que forma elas são afetadas e modificadas com essas transformações. O foco é analisar e entender como anda o mercado de trabalho, para os estudantes da área, em que a publicidade e o jornalismo se assemelham e no que divergem. Para entender isso um pouco mais a fundo, foram entrevistados dois profissionais da área.
Na sede da Rede Massa aconteceu à primeira das entrevistas feitas pelo grupo. Onde o apresentador do popular programa Tribuna da Massa, Paulo Roberto “Galo”, tendo 26 anos no ramo, prontamente respondeu e solucionou algumas dúvidas que poderão surgir ao longo do curso.
Ao ser indagado em quais

Relacionados