texto informativo

Páginas: 8 (1876 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2013
Introdução
Neste trabalho de investigaçao, com o tema dilataçao dos liquidos, e difusão dos gases vamos falar um pouco sobre a dilatação e alguns processos. tal como o comportamento dos liquidos, veremos que os líquidos se dilatam obedecendo as mesmas leis de dilatação dos sólidos. Primeiramente devemos nos lembrar que os líquidos não têm forma própria, e sim a forma do recipiente aonde elesse encontram. Portanto precisamos do estudo da dilatação volumétrica, pois quando aquecemos um liquido, aquecemos também o recipiente no qual ele esta contido.




















Dilatação dos liquidos
Dilataçao é o aumento de vulume de um determinado fluido. Os líquidos, assim como os sólidos, sofrem dilatação ao serem aquecidos. Um caso curioso nos líquidos é que nãoapresentam forma própria, eles adquirem a forma do recipiente. É observado que a dilatação ∆V é proporcional ao volume inicial do líquido V0 e a sua variação de temperatura ∆T.
ondeβ é o coeficiente de dilatação térmica volumétrica do material.
Existem algumas substâncias que em determinados intervalos de temperatura sofrem o processo inverso, ao aumentar a temperatura eles diminuem o volume. Nesseintervalo, essas substâncias apresentam coeficiente de dilatação negativo.
A água é uma dessas substâncias. Quando a sua temperatura é aumentada, entre 0°C e 4°C, seu volume diminui. Ao elevar sua temperatura para mais de 4°C ela volta a dilatar normalmente. Esse fenômeno ocorre em países onde o inverno é muito rigoroso. Nesses países, os lagos e rios se congelam na superfície e a água de máximadensidade se encontra, a 4°C, por debaixo da camada de gelo. Esse é um acontecimento muito importante para a fauna e flora aquática, pois sem essa anormalidade da água os peixes e as plantas aquáticas morreriam, causando danos ao meio ambiente.

Vamos entender melhor este processo. Imagine um liquido com coeficiente de dilatação volumétrica γL, que esteja contido em um recipiente de dilataçãovolumétrica γR, e inicialmente o volume ocupado pelo liquido seja de V0. Aquecendo o conjunto de forma que a temperatura varie Δθ, o liquido sofre uma dilatação volumétrica real igual a ΔVL, e o recipiente sofre uma dilatação volumétrica ΔVR. Essas variações podem ser escritas conforme:
ΔVL = γL . V0 . Δθ *
ΔVR = γR . V0 . Δθ **
Para relacionar essas duas relações, vamos admitir que elas ocorramem processos separados, ou seja, primeiro o líquido se dilata e posteriormente o recipiente. Com o líquido se dilatando primeiro temos um aumento do volume do mesmo no recipiente, que vamos chamar de ΔVL . Na fase em que o recipiente se dilata, o nível do líquido deve baixar, assim o aumento observado será chamado de dilatação volumétrica aparente (ΔVAp) e será dada como:
ΔVAp = ΔVL – ΔVR ***Substituindo * e ** em ***:
ΔVAp = γL . V0 . Δθ – γR . V0 . Δθ
ΔVAp = (γL – γR) . V0 . Δθ


Dilatação aparente
Como já mencionamos anteriormente, para aquecer um liquido, aquecemos também o recipiente onde o liquido esta contido. Assim ambos se dilatarão, e a capacidade do frasco também aumentará, portanto a dilatação que observaremos será a dilatação aparente. Deste modo, o coeficiente dadilatação aparente será a diferença entre o coeficiente de dilatação do liquido e o coeficiente de dilatação do recipiente:
γAp = γL – γR
Assim podemos concluir que a dilatação volumétrica aparente do líquido será dada por:
ΔVAp = γAp . V0 . Δθ
Os líquidos, assim como os sólidos, sofrem dilatação ao serem aquecidos. Para determinar qual a dilatação sofrida pelos líquidos seguimos as mesmas regrasestudadas para os sólidos. É importante lembrar que os líquidos não apresentam forma própria, eles adquirem a forma do recipiente. Sendo assim não faz sentido estudar dilatação linear ou superficial, mas sim a dilatação volumétrica do recipiente no qual se encontra o líquido.
Ao ser aquecido, o conjunto recipiente + líquido vai dilatar. É evidente que o frasco que contém o líquido vai dilatar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Textos Informativos
  • Texto informativo
  • textos informativos
  • Texto Informativo
  • Textos informativos e textos epistolares
  • Informativo 040415 Texto
  • textos: narrativos, argumentativos, informativos
  • Textos Informativos Albaniza 111

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!