Texto Final Servi O Social Na Contemporaneidade FHTM3

3576 palavras 15 páginas
1. INTRODUÇÃO
Pretende-se com este trabalho de compilação de estudo bibliográfico, buscar fazer um paralelo entre as transformações desenvolvidas no Estado com seus modos de produção do capital, tão necessários nessa época de consumo em contraposição com as consequências da produção no meio da sociedade civil, a crise instalada no meio dessa produção capitalista na contemporaneidade, bem como o trabalho do Serviço Social no meio de todo este cenário.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1. As novas configurações do Estado e da Sociedade Civil no contexto da crise do capital.
O Estado sempre acompanhou os longos períodos de desenvolvimento do capital em seu crescimento e sua manutenção e se modifica, cumprindo seu papel na reprodução social do trabalho e expressando a hegemonia do capital, nas formações sociais particulares, ainda que com traços gerais comuns. Ou seja, o Estado ganhou certa autonomia em relação à dinâmica imediata da sociedade civil, sobretudo nos idos dos chamados Anos de Ouro – 1946 ao início dos anos 70 do século XX.
Atualmente a sociedade civil pode ser considerada como um território onde se realizam as relações econômicas e sociais privadas, da luta de classes, da disputa de hegemonia e da contradição. Essa dinâmica da sociedade civil sempre terá reflexos no Estado, os quais são mediados pelas suas instituições e quadros técnicos, mas assegurando‐se sua direção de classe.
Dessa forma não se pode pensar o Estado sem a sociedade civil e vice‐versa.
O Estado deveria representar mais o interesse geral e, dessa forma, dispor de uma base mais estreita de ação e decisão que a empresa globalizada, cujos interesses orientam a ação deste mesmo Estado, com destaque aqui para o capital financeiro como produto fundamental para a pressão político‐econômica e chantagem sobre os Estados nacionais, para que implementem suas políticas e não exerçam a soberania.
Assim, o que ocorre, na verdade é que os assuntos particulares de determinado grupo ou empresa orientam os de

Relacionados