Texto elaini mayer

Páginas: 7 (1583 palavras) Publicado: 5 de junho de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

CLIMATOLOGIA E METEOROLOGIA NA ZOOTECNIA

CURITIBA
2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


CLIMATOLOGIA E METEOROLOGIA NA ZOOTECNIA

TRABALHO A SER ENTREGUE A DICIPLINA DE FÍSICA
SOBRE SUPERVISÃO DA PROFESSORA , COM O
OBJETIVO DE MOSTRAR A RELAÇAO DA CLIMATOLOGIA E
METEOROLOGIA COM O CURSO DE ZOOTECNIA.

CURITIBA
2013
INTRODUÇÃO

A climatologiaé o ramo das ciencias naturais que é estudado tanto pela geografia, quanto pela meteorologia. Clima é o nome que se dá as condiçoes atmosfericas que costumam ocorrer em determinadas regioes, popularmente o clima e o tempo são considerados a mesma coisa, mas, neste trabalho mostraremos algumas diferenças entre estas duas noções climáticas.

CLIMATOLOGIA

Climatologia é a ciencia que estuda oclima, surgida com o renascimento, antes disso todos os eventos atmosféricos eram considerados obras de Deus. Com a invenção do termômetro por Galileu, e do barômetro de mercúrio por Torricelli, finalmente os eventos da atmosfera puderam ser medidos e estudados. Mais tarde o estudo dos fenômenos atmosféricos se dividiria em dois ramos: a climatologia e a meteorologia, cada qual com uma abordagemdiferente para os mesmos fenômenos.
Mas, para saber exatamente do que se trata é necessário antes compreender a diferença entre “tempo” e “clima”: “tempo” é a característica, ou o comportamento da atmosfera num dado momento (período curto, como um dia, uma semana…) com relação à umidade, temperatura, nebulosidade, precipitação, e outros fatores; já “clima” reflete o comportamento geral daatmosfera, para os mesmos fatores, de determinada região só que em um período longo de tempo, geralmente de 30 a 35 anos (é necessário um período longo de estudos sobre determinada região para determinar qual o clima). Por esse motivo, o estudo do clima é bastante complexo, envolvendo diversos fatores e, até mesmo, a influência humana.
Assim a Climatologia tenta entender o funcionamento do clima,tal qual a Meteorologia o faz com os fenômenos da atmosfera (estado físico, químico e dinâmico da atmosfera). Mas o climatólogo também se ocupa do estudo do tempo, dependendo da área específica.
Algumas das áreas de atuação:
- Climatologia sinótica: nesta área específica, o objetivo é estudar o tempo e o clima de determinada área com relação ao padrão circulatório predominante da atmosfera;
-Climatologia regional: tem como objetivo estudar apenas o clima em determinadas regiões;
- Climatologia física: tem como objetivo investigar o comportamento dos processos atmosféricos através de princípios físicos que englobam o regime de balanço hídrico da terra e da atmosfera e a energia global;
- Climatologia dinâmica: estuda o clima e o tempo com destaque para os movimentos atmosféricos;
-Climatologia histórica: é o estudo do clima através do tempo (aqui, no sentido histórico). Sua evolução, variações, padrões e interações;
- Climatologia aplicada: é a utilização dos conhecimentos climatológicos para a solução de problemas diários, ou práticos, da sociedade.

O clima é um recurso natural vital ao nosso bem-estar, saúde e prosperidade. As informações coletadas, gerenciadas eanalisadas ajudam tomadores de decisão e usuários a planejar e adaptar suas atividades e projetos as condições esperadas. Desta maneira, decisões podem ser tomadas no planejamento, o que reduz riscos e aperfeiçoam os benefícios socioeconômicos.
CLASSIFICAÇÃO DO CLIMA
As pessoas classificam o clima de maneiras diferentes dependendo de quem precisa da informação, o quanto sabem sobre sistema declima. A maior parte dos atlas tem mapas de temperatura e precipitação de todo o mundo, alguns contem mapas de pressão atmosférica, ventos predominantes, correntes oceânicas, e a quantidade de gelo nos oceanos em determinada época do ano. Muitos países têm classificações mais detalhadas por varias razões. Por exemplo: a media de data da primeira e ultima geada “de morte” (uma geada forte pode matar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mayers & bruggs
  • Oscar mayer
  • Textos e Textos
  • texto
  • texto
  • Texto
  • Textos
  • Texto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!