Texto elaini mayer

1583 palavras 7 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

CLIMATOLOGIA E METEOROLOGIA NA ZOOTECNIA

CURITIBA
2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

CLIMATOLOGIA E METEOROLOGIA NA ZOOTECNIA

TRABALHO A SER ENTREGUE A DICIPLINA DE FÍSICA
SOBRE SUPERVISÃO DA PROFESSORA , COM O
OBJETIVO DE MOSTRAR A RELAÇAO DA CLIMATOLOGIA E
METEOROLOGIA COM O CURSO DE ZOOTECNIA.

CURITIBA
2013
INTRODUÇÃO

A climatologia é o ramo das ciencias naturais que é estudado tanto pela geografia, quanto pela meteorologia. Clima é o nome que se dá as condiçoes atmosfericas que costumam ocorrer em determinadas regioes, popularmente o clima e o tempo são considerados a mesma coisa, mas, neste trabalho mostraremos algumas diferenças entre estas duas noções climáticas.

CLIMATOLOGIA

Climatologia é a ciencia que estuda o clima, surgida com o renascimento, antes disso todos os eventos atmosféricos eram considerados obras de Deus. Com a invenção do termômetro por Galileu, e do barômetro de mercúrio por Torricelli, finalmente os eventos da atmosfera puderam ser medidos e estudados. Mais tarde o estudo dos fenômenos atmosféricos se dividiria em dois ramos: a climatologia e a meteorologia, cada qual com uma abordagem diferente para os mesmos fenômenos.
Mas, para saber exatamente do que se trata é necessário antes compreender a diferença entre “tempo” e “clima”: “tempo” é a característica, ou o comportamento da atmosfera num dado momento (período curto, como um dia, uma semana…) com relação à umidade, temperatura, nebulosidade, precipitação, e outros fatores; já “clima” reflete o comportamento geral da atmosfera, para os mesmos fatores, de determinada região só que em um período longo de tempo, geralmente de 30 a 35 anos (é necessário um período longo de estudos sobre determinada região para determinar qual o clima). Por esse motivo, o estudo do clima é bastante complexo, envolvendo diversos fatores e, até mesmo, a influência humana.
Assim a Climatologia tenta entender o funcionamento do clima, tal

Relacionados

  • Genética
    129276 palavras | 518 páginas