TEXTO Do GVGO GUA Revisado

752 palavras 4 páginas
TÉCNICA DO GVGO Prof. Me. Eduardo Baldoino e Prof. Me. Raquel Sachet Bohrer
Texto 1 – Água: precioso líquido que realiza funções vitais Obs. Texto adaptado para esta técnica por Ângelo Massaine

"Atenção, preparar... água! Essa é a ordem do comandante cérebro depois de soar o alarme da sede. E então você leva um copo ou uma garrafa aos lábios e deixa escoar seu conteúdo. A água inunda a boca e segue goela abaixo. Que alívio! As moléculas de H2O, como uma cascata, descem pelo esôfago e deságuam no estômago. Literalmente. Até aqui poucas delas já se infiltraram no sangue. Só vão ser absorvidas mesmo no próximo estágio dessa jornada, o intestino delgado.
É por meio da mucosa que reveste esse órgão que o líquido penetra para seguir o fluxo da correnteza. A partir daí, as moléculas de H2O pegam carona no sangue que, por sinal, tem 83% do líquido em sua composição e podem chegar a cada célula. A água se difunde pelo corpo e não há fronteiras que barrem esse percurso, conta o nefrologista Paulo Ayroza, do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.
"As células vivem num meio composto basicamente por água e sais", acrescenta Gehrard Malnic, professor de fisiologia e biofísica do Instituto de Ciências Biomédicas daUniversidade de São Paulo. Mas dois terços da água do nosso organismo estão dentro delas. Só o restante fica no chamado compartimento extracelular, ou seja, no plasma sangüíneo e no líquido intersticial. Interstício, em histologia, refere-se à pequena área, orifício ou espaço existente na estrutura de um órgão ou tecido orgânico. Embora possa ser utilizado como sinônimo de espaço extracelular, que é todo espaço em um organismo fora das células, é mais corretamente utilizado para referir-se ao espaço intercelular, ou espaço entre as células de um tecido.
Suponhamos que um grupo de moléculas de água navegue rumo às células da pele, que, segundo o dermatologista Paulo Notaroberto, do Rio de Janeiro, "é composta por 70% do líquido".

Relacionados