texto dissertativo do LIVRO:UMA ESCOLA PARA O POVO.MARIA TEREZA NIDELCOFF - NOSSAS RELAÇÕES COM OS PAIS DOS ALUNOS

328 palavras 2 páginas
NOSSAS RELAÇÕES COM OS PAIS DOS ALUNOS
Sabemos da necessidade de pais e professores se unirem para participar da formação, ensino- aprendizagem do aluno. A ideia não é só que professores ensinem e alunos aprendam, mas que pais, professores e alunos participem, se envolvam no processo de aprendizagem seja ela escolar como também social. Na realidade essa relação ainda é bem difícil de acontecer. O grande desafio é fazer que o professor se relacione bem com os pais e vice-versa.
Muitos professores ainda não sabem interpretar a realidade social e histórica da comunidade que trabalha, onde não encontra soluções para saber lhe-dar com tais diferenças e prefere ser um “professor-policial”, aquele que não trabalha para mudar, prefere o comodismo, se acha superior aos pais por serem de classe média, fazendo que os pais os vejam assim, e se sentem injustiçados por trabalhar em tal escola.
O “ professor – povo”, é aquele que enfrentar seu papel de educador, que busca fazer a diferença, conhece a situação da comunidade que trabalha, sabe ser crítico a politica da escola e não se deixa levar pelo grupo dominante. Precisamos de professores que mantenha uma relação dialógica com os pais, que saibam escutar e buscar soluções junto a eles, que seja companheiro, que trabalha por uma sociedade nova, que procura manter uma igualdade, que valoriza os trabalhos dos pais para o progresso da sociedade
É preciso estabelecer uma relação de confiança e cooperação e propiciar uma caminhada lado a lado efetivando uma cumplicidade entre os pais e os professores. Envolver os pais e estabelecer uma relação construtiva com a escola faz despertar o interesse, prazer e consciência de que é necessário ser ativo na vida escolar do seu filho, independente da cultura, de problemas de aprendizagem ou de comportamento e principalmente da classe social.

Relacionados