texto de oeb - PAULO ROBERTO CORBUCCI

8422 palavras 34 páginas
Dimensões estratégicas e limites do papel da educação para o desenvolvimento brasileiro
PAULO ROBERTO CORBUCCI

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

O propósito maior deste estudo é o de discutir a relação entre educação e desenvolvimento no contexto atual da sociedade brasileira, tendo-se como pano de fundo a condição sistêmica de uma economia altamente globalizada.
Parte-se da premissa que considera que o desenvolvimento não é factível a todos os países, ao menos nos padrões alcançados por aqueles que integram o chamado
Primeiro Mundo, tendo em vista que a dinâmica do capitalismo ocidental conferiu papéis distintos aos integrantes de um sistema-mundo que, em sua construção, foi delineado pela relação Centro-Periferia.
Ao mesmo tempo, e apesar de se reconhecer que o desenvolvimento de uma nação não se concretiza sem uma educação de qualidade, acredita-se que a esta vem sendo atribuído um poder de mudança que, quando dissociada de fatores tais como emprego e renda, saneamento básico, nutrição, segurança, tende a apresentar efeitos limitados. Portanto, para tornar a educação de qualidade factível a todos, urge reconhecê-la e tratá-la a partir de suas interfaces com estas outras áreas e campos de intervenção social.
Diante do exposto, busca-se responder à seguinte questão: em que medida o padrão educacional brasileiro atual estaria comprometendo o desenvolvimento do país e como este, em seu estágio presente, estaria interferindo na qualidade da educação?
Revista Brasileira de Educação

v. 16 n. 48 set.-dez. 2011

563

Paulo Roberto Corbucci

Trata-se, pois, de analisar a relação entre educação e desenvolvimento como uma via de mão dupla, distanciando-se, assim, de uma concepção mecanicista pela qual mais educação aponta necessariamente para maior desenvolvimento do país.
Portanto, pelo enfoque aqui adotado, reconhecem-se potencialidades e limites da educação diante do desafio de transformar a sociedade brasileira, marcada por

Relacionados